Há 240 anos… dia 17 de março de 1776.

A primeira vitória do então general George Washington teve papel importante na Guerra de Independência dos Estados Unidos. Além de expulsar os britânicos e colocar fim ao Cerco de Boston, impulsionou o ânimo das Treze Colônias para prosseguir com a luta por autonomia plena.
Há 240 anos, no Dia de São Patrício, o general William Howe juntou suas tropas de mais de 10 mil homens e bateu em retirada do porto de Boston em direção a Halifax, na Nova Escócia. Era o término de um cerco de 10 meses, três semanas e seis dias à capital de Massachusetts.
A estratégia bem-sucedida de Washington contou com auxílio da topografia da região. Na noite de 4 de março, o general John Thomas liderou 800 soldados e mais 1200 operários para iniciar a fortificação de Dorchester Heights, ponto que, como o próprio nome diz, tem visão privilegiada de Boston.
Para iludir e esconder o plano dos britânicos, os americanos realizaram bombardeios em direção a alguns pontos da cidade sitiada. Quando o general Howe percebeu e esboçou reação, o exército de Washington contou com a sorte da entrada de uma tempestade em Boston.
Então, houve tempo suficiente para o término da construção das fortificações, bem como o armamento completo das tropas americanas. Sensato, o general britânico nem pensou em iniciar combate. Simplesmente admitiu a derrota e deixou Boston, após 8 anos de domínio da Inglaterra.
A Guerra de Independência teria ainda um sem número de capítulos até o seu fim, quase às portas do século 19. Em 4 de julho daquele ano, por exemplo, apesar de estarem longe da real autonomia, os americanos proclamariam a independência.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Vídeo reconta o fim do Cerco de Boston:
https://www.youtube.com/watch?v=eagLUzm_n5c
Fontes:
