Há 45 anos… dia 2 de janeiro de 1971.
“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!”
Assim era a abertura de Spectreman, que estreou há exatos 45 anos, na TV Fuji do Japão. Na esteira do sucesso de Ultraman e Ultraseven, seriados marcantes dos anos 1960, Souji Ushio, presidente da extinta produtora P-Productions, resolveu criar um novo super-herói de estilo tokusatsu.
Como diz o texto acima, Spectreman está na Terra para salvar a humanidade da poluição. Enviado pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, uma espécie de planeta com a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos (!), ele é um androide disfarçado de ser humano e aqui conhecido como Kenji, funcionário da Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição.
Chamado pelos Dominantes por mensagens telepáticas, Kenji respondia com a expressão “às ordens!” e logo se transformava em Spectreman para cumprir sua missão. Já no primeiro episódio, surgem seus inimigos: o Dr. Gori, um símio de inteligência superior à humana, e seu ajudante, o gorila Karas, ambos do planeta Épsilon e que tinham o objetivo de dominar a Terra e eliminar a humanidade.
Spectreman foi exibido até março de 1972 na TV Fuji e teve boa repercussão no Japão. O grande sucesso, porém, foi fora da Terra do Sol Nascente, em países como os Estados Unidos – onde mudou de nome para Spectroman -, a França e, claro, o Brasil.
Por aqui, passou na Record e no SBT, ao longo da década de 1980. Muitos dos dubladores da série, aliás, também faziam as vozes de personagens do Chaves! Spectreman também teve uma versão não-autorizada em quadrinhos, produzida pela extinta Bloch Editores, de Adolpho Bloch.
Pra terminar, uma triste ironia: em janeiro de 2010, Tetsuo Narikawa, ator que interpretou Kenji e Sprectreman, faleceu em Tóquio. De câncer no pulmão!
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O primeiro episódio, “Dr. Gori, o criador de monstros”:
Fontes e +MAIS:
– IMDb