Primeira Assembleia Geral da ONU é aberta em Londres

Há 70 anos… dia 10 de janeiro de 1946.

Primeira Assembleia Geral da ONU é aberta em Londres

LONDRES, 10 de janeiro – As cinquenta e uma nações da maior coalizão em tempos de guerra na história, representando quatro quintos da população do mundo, começou hoje mais um capítulo na melancólica busca do homem pela paz e segurança.

Cento e quarenta e sete dias após o fim da guerra que custou mais de 20.000.000 de vidas e deixou incontáveis milhões de desabrigados, e no vigésimo sexto aniversário da ratificação do malogrado Pacto da Liga das Nações, as nações se reuniram esta tarde no auditório azul e ouro do Central Hall de Westminster para a primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Da capital inglesa, James B. Reston relatou ao New York Times sobre o primeiro dia do encontro inaugural da Assembleia Geral da ONU, realizado há exatos 70 anos. Cerca de duas mil pessoas de delegações de 51 países estiveram presentes na reunião.

Eduardo Zuleta Angel, líder da comissão de preparação daquela primeira Assembleia Geral e então presidente interino, abriu a conferência e, logo depois, cedeu seu lugar ao sucessor, o belga Paul-Henri Spaak, que venceu o pleito sobre o norueguês Trygve Lie, por 28 votos a 23. Posteriormente, Lie ganharia o cargo de Secretário-Geral da entidade, o qual exerceria até 1952.

O destaque do primeiro colóquio foi a súplica do primeiro-ministro britânico pela união mundial. Clement Richard Attlee disse aos presentes que haveria sucesso na missão se todos cooperassem e tivessem o mesmo senso de urgência.

Em 24 de janeiro, a Assembleia Geral tomaria como primeira resolução a necessidade de se usar a energia atômica de forma pacífica, além da eliminação de armas de destruição em massa.

Outra decisão importante foi sobre a sede da ONU. Nova York acabou sendo a escolhida e passou a receber encontros a partir de 1952, após a finalização da construção do prédio projetado por Oscar Niemeyer, Le Corbusier e Harrison & Abramovitz.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fala do primeiro-ministro britânico Clement Richard Attlee:

Fonte e +MAIS:

– history.com

– un.org

– dw.com

– thenation.com

– nytimes.com

– time.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google