Casa Branca é aberta em Washington

Há 215 anos… dia 1º de novembro de 1800.

Casa Branca é aberta em Washington

Quando a carruagem que trazia o presidente John Adams estacionou, a enorme e imponente construção ainda não estava totalmente acabada. Mas o mobiliário pessoal do chefe de estado, trazido da antiga capital Filadélfia, além de um retrato de George Washington, já decoravam alguns dos cômodos da casa.

Há 215 anos, o segundo presidente da História dos Estados Unidos se tornava o primeiro a entrar e se mudar para a nova sede do executivo, a hoje famosa Casa Branca. Na época, a White House era President’s House. Somente por volta de 1810 que o prédio ganhou o nome de Casa Branca.

A construção se iniciou em 1792, sob supervisão de George Washington, que ajudou a escolher o terreno e a conceber o projeto. Uma enorme área, diga-se de passagem, com quase 73 mil m², dos quais mais de 5 mil m² construídos (até meados dos anos 1860, foi a maior residência dos EUA). Em oito longos anos, foram gastos mais de 230 mil dólares na execução da obra.

“Ninguém, mas somente sábios homens devem governar sob este teto”, escreveu Adams, em carta para a mulher, Abigail, que se mudaria para a Casa Branca no fim de novembro daquele ano.

O casal se adaptou e se entusiasmou com o novo lar. Em um segundo momento, a empolgação se transformou em infelicidade. Abigail achava a casa fria e úmida durante o inverno. Em carta para uma amiga, a primeira-dama escreveu que a residência era satisfatória somente enquanto uma fogueira estivesse acesa em cada um dos quartos.

Bom que os Adams ficaram lá somente por cinco meses. Thomas Jefferson acabou eleito no pleito de 1800 e se tornou o novo residente da Casa Branca em março do ano seguinte. Abigail e John retornaram ao “home, sweet home”, em Massachusetts, onde viveram felizes para sempre!

Depois da Guerra de 1812, entre os Estados Unidos e a Inglaterra, a Casa Branca teve de ser quase que totalmente reconstruída, por causa do incêndio que destruiu grande parte da capital americana.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

7 fatos sobre a Casa Branca:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– whitehousemuseum.org

– scholastic.com

– guiadoscuriosos.com.br

– history.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.