Com saída das tropas britânicas, termina o Cerco de Boston

Há 240 anos… dia 17 de março de 1776.

Com saída das tropas britânicas, termina o Cerco de Boston

A primeira vitória do então general George Washington teve papel importante na Guerra de Independência dos Estados Unidos. Além de expulsar os britânicos e colocar fim ao Cerco de Boston, impulsionou o ânimo das Treze Colônias para prosseguir com a luta por autonomia plena.

Há 240 anos, no Dia de São Patrício, o general William Howe juntou suas tropas de mais de 10 mil homens e bateu em retirada do porto de Boston em direção a Halifax, na Nova Escócia. Era o término de um cerco de 10 meses, três semanas e seis dias à capital de Massachusetts.

A estratégia bem-sucedida de Washington contou com auxílio da topografia da região. Na noite de 4 de março, o general John Thomas liderou 800 soldados e mais 1200 operários para iniciar a fortificação de Dorchester Heights, ponto que, como o próprio nome diz, tem visão privilegiada de Boston.

Para iludir e esconder o plano dos britânicos, os americanos realizaram bombardeios em direção a alguns pontos da cidade sitiada. Quando o general Howe percebeu e esboçou reação, o exército de Washington contou com a sorte da entrada de uma tempestade em Boston.

Então, houve tempo suficiente para o término da construção das fortificações, bem como o armamento completo das tropas americanas. Sensato, o general britânico nem pensou em iniciar combate. Simplesmente admitiu a derrota e deixou Boston, após 8 anos de domínio da Inglaterra.

A Guerra de Independência teria ainda um sem número de capítulos até o seu fim, quase às portas do século 19. Em 4 de julho daquele ano, por exemplo, apesar de estarem longe da real autonomia, os americanos proclamariam a independência.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo reconta o fim do Cerco de Boston:

Fontes:

Wikipedia

Wikipédia

history.com

– mountvernon.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.