19 de janeiro de 1966
“Tenista de saque-e-voleio, foi soberbo com apenas uma mão impulsionando seu backhand” – atpworldtour.com
“Um dos mais elegantes saque-e-voleio na história” – tennis.com
“Edberg é conhecido como o melhor jogador de saque-e-voleio de sua época e, sem dúvida, o maior de todos os tempos” – Wikipedia
“Stefan Edberg teve, indiscutivelmente, o melhor voleio de backhand da história do tênis” – tennisfame.com
Como se lê acima, há uma unanimidade acerca de Stefan Bengt Edberg: foi um extraordinário representante do jogo de saque-e-voleio. Talvez o mais expressivo e o maior do estilo. E tem mais: distante ou próximo à rede, poucos tiveram – e terão – a elegância e a letalidade de seu golpe de backhand. Com uma mão só, diga-se!
Ao longo de 13 anos de carreira, de 1983 até 1996, o sueco de Västervik chegou a 11 finais de Grand Slam e ganhou 6 troféus: 2 Australian Open (1985 e 1987), 2 Wimbledon (1988 e 1990) e 2 US Open (1991 e 1992). Terminou o biênio 1990-91 como número 1 do mundo.
Chamou a atenção do mundo do tênis ao realizar feito inigualável até hoje. Antes de se tornar profissional, Edberg venceu o “Junior Grand Slam”, ou seja, conquistou as taças em todos os quatro grandes torneios do circuito sub-18, na Austrália, na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Depois, foram mais de 40 taças de simples e outras 18 em duplas, a maioria ao lado do compatriota Anders Järryd. Aliás, desde que a ATP iniciou a estatística de ranking, Edberg e John McEnroe são os únicos tenistas a alcançarem o topo nas duas listas.
Pela Suécia, angariou ainda 4 taças de Copa Davis, em 1984, 1985, 1987 e 1994. É o tenista recordista de seu país em finais, com sete no total. Edberg também fez parte da equipe sueca campeã da extinta Copa do Mundo, em 1988, 1991 e 1995.
Além do extenso rol de troféus, certamente guarda com carinho a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, quando o tênis foi modalidade de demonstração. Quatro anos mais tarde, em Seul, levou mais duas medalhas olímpicas, de bronze, tanto em simples quanto em duplas.
Em 2004, entrou para o International Tennis Hall of Fame.
Herói de um garoto chamado Roger Federer, teve a oportunidade de treinar o maior de todos os tempos recentemente, em uma união que se encerrou no fim de 2015, mas trouxe benefícios e incrementos visíveis para o jogo da lenda suíça.
Stefan Edberg segue como um dos tenistas mais admirados e reconhecidos de todos os tempos.
E, possivelmente, como o maior do estilo saque-e-voleio.
50 jogadas memoráveis de Stefan Edberg:
Fontes e +MAIS: