Império Alemão é fundado em Paris

Há 145 anos… dia 18 de janeiro de 1871.

Império Alemão é fundado em Paris

A pintura acima, de Anton von Werner, retrata o rito que marcou oficialmente o início do Império Alemão, há quase um século e meio. A Proclamação do Império Alemão (1877) mostra a coroação do Rei da Prússia, Guilherme I, em plena Sala dos Espelhos, no Palácio de Versalhes, em Paris. Nascia, assim, o Segundo Reich.

E por que em Versalhes? Bem, tem tudo a ver com o personagem do centro da cena, vestindo branco: Otto von Bismarck, o grande arquiteto e estrategista da transformação da Prússia em império unificado.

Naquele momento, início de 1871, o exército prussiano estava prestes a conquistar a terceira e última vitória militar do plano concebido por Bismarck para unir principados e reinos sob um Estado só. O triunfo na Guerra Franco-Prussiana – que terminaria, oficialmente, em 10 de maio de 1871 – foi o passo final para o estabelecimento do Império Alemão.

Sem a mão forte do primeiro-ministro – a partir daquele 18 de janeiro primeiro chanceler do Império -, não haveria sucesso na unificação das diferentes regiões. Antes de enfrentar os franceses, Bismarck liderou as tropas da Prússia nas guerras contra a Dinamarca e o Império Austríaco.

Mas foi o sucesso no embate diante dos soldados de Napoleão III que despertou no povo o espírito de nação. Com isso, Bismarck conquistou o apoio das últimas regiões ainda resistentes à criação do reinado.

A data escolhida para o coroamento de Guilherme I não foi à toa. No mesmo dia, 170 anos antes, outra coroação havia acontecido: a do príncipe eleitor de Brandemburgo como o primeiro rei da Prússia.

A cerimônia de 1871 em Versalhes marcou oficialmente a fundação do Império Alemão, que existiria até o final da Primeira Guerra Mundial.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Cenas da Alemanha durante o Segundo Reich:

Fontes:

Wikipedia

Wikipédia

– dw.com

– operamundi.uol.com.br

– historiadomundo.uol.com.br

– tatsachen-ueber-deutschland.de

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.