Kennedy toma posse como presidente dos Estados Unidos

Há 55 anos… dia 20 de janeiro de 1961.

Kennedy toma posse como presidente dos Estados Unidos

Entre 19 e 20 de janeiro de 1961, praticamente toda a região do Meio-Atlântico dos Estados Unidos havia sido atingida por uma fortíssima nevasca.

Com Washington D.C. não foi diferente. Na madrugada do dia 20, os termômetros chegaram a quase -10°C e a neve bateu 20 cm de altura. A preocupação e a dúvida pairavam no gélido ar da capital americana.

Ao amanhecer, porém, o céu clareou e o sol brilhou, como um símbolo do início de uma nova era. Como uma solidária mensagem aos milhares de obstinados homens que limpavam as ruas da cidade e abriam caminho para o novo.

E o novo atendia pelo nome de John Fitzgerald Kennedy.

Naquele 20 de janeiro de 1961, o novo e mais jovem presidente da História dos Estados Unidos tomou posse, em uma cerimônia cheia de fortes signos. Começava uma espécie de era de renascimento americano.

Aos 43 anos de idade, Kennedy sucedia o mais velho comandante do país até então, o republicano Dwight Eisenhower. Era o primeiro presidente americano nascido no século 20! E era o primeiro católico apostólico romano a assumir o cargo.

O gabinete indicava uma renovação plena, com a presença de jovens ávidos por mudanças estruturais e uma agenda extremamente moderna. Para a Procuradoria-Geral, por exemplo, John escolheu o irmão Robert, de apenas 35 anos de idade.

Tudo apontava para o novo. E Kennedy precisava do apoio do povo americano para que conseguisse realizar as transformações que planejava. Vencera as eleições por uma margem acirrada, contra o então vice Richard Nixon.

No breve discurso de quase 14 minutos e 1.364 palavras, inspirado em Abraham Lincoln, Kennedy falou sobre democracia, liberdade, Guerra Fria, entre outros assuntos. Ao final, conclamou americanos e americanas a ação, em sua mais célebre frase: “Por isso, meus compatriotas, não perguntem o que seu país pode fazer por vocês – mas o que vocês podem fazer pelo seu país”.

Trinta e quatro meses depois, o fim. Pelo sniper de Lee Harvey Oswald.

O discurso de Kennedy, legendado:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Livro Líderes e Discursos que Revolucionaram o Mundo – introdução de Simon Sebag Montefiore

– jfklibrary.org

– inaugural.senate.gov

– whitehouse.gov

– theguardian.com

– noticias.terra.com.br

– veja.abril.com.br

– correiobraziliense.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.