Beach Boys lançam “Barbara Ann”

Há 50 anos… dia 20 de dezembro de 1965.

Beach Boys lançam “Barbara Ann”

A gravadora Capitol exigiu um disco para o fim daquele 1965, ano de transição muito importante na história da banda, com a produção de dois álbuns fundamentais: The Beach Boys Today! e Summer Days (And Summer Nights!!).

Brian Wilson já estava em pleno comando criativo dos Beach Boys. No final de 1964, após a primeira de suas crises de pânico, decidiu dar um tempo nas turnês e se dedicar ao estúdio e às gravações.

Aperfeiçoou a técnica da “parede de som” (“wall of sound”) criada por Phil Spector, mergulhou em novas melodias e aprofundou as letras. O revolucionário Pet Sounds já estava em plena gestação…

Mas a Capitol demandava um novo trabalho para alavancar as vendas de Natal… Sem perder muito tempo, o bandleader escolheu o repertório: regravações de alguns dos primeiros hits do grupo, rocks dos anos 1950, alguns R&Bs, três músicas dos Beatles e uma de Bob Dylan.

Tudo isso gravado ao vivo no estúdio, como uma festinha.

Beach Boys’ Party! foi lançado em 8 de novembro e é considerado o primeiro Unplugged. Entre as 12 faixas, somente um single, justamente o tema do post de hoje.

“Barbara Ann” é uma canção de Fred Fassert, escrita por volta de 1958, em homenagem à irmã, que tinha esse nome. O irmão, Charles, era da banda The Regents, que acabou ganhando e gravando a música. Lançada em 1961, alcançou o 13º lugar na parada da Billboard.

Em 23 de setembro de 1965, os Beach Boys entraram no estúdio para gravar a versão de “Barbara Ann”, com Brian Wilson e Dean Torrance nos vocais (ao final da música, Carl Wilson agradece Dean pela participação – ouça aí embaixo).

O cover chegou às lojas em 20 de dezembro e se tornou um dos grandes sucessos deles. Alcançou o segundo lugar nos Estados Unidos e o terceiro no Reino Unido, fechando muito bem o ótimo ano.

Em abril do ano seguinte, Brian Wilson e os Beach Boys finalizariam o extraordinário Pet Sounds, lançado em maio de 1966.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Barbara Ann”:

Fontes:

Wikipedia

– songfacts.com

– allmusic.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.