Beach Boys lançam “California Girls”

Há 50 anos… dia 12 de julho de 1965.

Beach Boys lançam “California Girls”

O Rock and Roll Hall of Fame a incluiu entre as 500 músicas que moldaram o rock.

A revista Rolling Stone a ranqueou na posição 71 entre as 500 de todos os tempos.

E o compositor, certamente, nunca vai esquecê-la. Além de ter sido concebida durante sua primeira experiência com LSD, Brian Wilson considera “California Girls” a grande produção dos Beach Boys.

“É algo de que me orgulho, pois, em certo sentido, representa a grande produção que os Beach Boys fizeram. Voltando a 1965, eu estava em meu apartamento, pensando em como escrever uma canção sobre garotas, porque eu amo garotas. Bem, todo mundo adora garotas”, relembrou, em entrevista de 1986.

Sem dúvida, é uma das mais emblemáticas canções da chamada surf music. Uma introdução inventiva, orquestrada, um refrão em coro ascendente – contrasting verse-chorus form, em inglês – e uma letra que remete ao universo da Califórnia, especificamente, às meninas de lá.

“Fiz a introdução primeiro. Fico realmente orgulhoso com essa introdução. Tem um toque clássico. Escrevi ‘California Girls’ na mesma levada da introdução. Me tomou algum tempo. Queria escrever uma canção que tivesse um riff de piano do country tradicional e de mão esquerda, um country antigo, do início dos anos 1950. Queria ter algo com sentimento agitado nos versos”, revelou Wilson, em 2011.

“California Girls” está entre as 12 faixas do nono álbum dos Beach Boys, Summer Days (And Summer Nights!!), lançado no dia 5 de julho. Uma semana depois, o single chegou às lojas, com “Let Him Run Wild” – também presente no LP – no lado B. Chegou ao terceiro lugar do Billboard Hot100.

E você sabia que Paul McCartney pensou em “California Girls” para compor “Back In The U.S.S.R.”? Pois é. Foi durante a viagem para a Índia, aquela em que os Beatles aportaram em Rishikesh para meditar. Junto com eles estava Mike Love, dos Beach Boys, autor da letra da música sobre as meninas do oeste americano.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“California Girls”, ao vivo, na TV:

Fontes:

Wikipedia

songfacts.com

rockpopinfo.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.