Dragan Stojković, 50 anos

3 de março de 1965

Dragan Stojković, 50 anos

Recentemente, ele voltou a ser notícia mundo afora por uma cena improvável, sensacional.

Jogo paralisado para atendimento médico no Japão. De repente, não se sabe por que, uma bola vem, não se sabe de onde, forte, quente, em direção ao banco de reservas.

Como um foguete, um homem de terno, gravata e sapatos, salta da casamata – como falam os gaúchos – e pega um chutaço, de primeira, na veia. A pelota faz uma parábola maravilhosa, quica já dentro do gol e toca o barbante superior. Impressionante. (Mais impressionante só a reação do árbitro, que expulsa o homem!).

Bem, o tal homem é Dragan Stojković. Cracaço de bola, dos tempos em que aquele velho futebol existia (salve, RIP F.C.!). Do Estrela Vermelha e da Iugoslávia, a simpática Iugoslávia.

Iugoslávia que ele defendeu em duas Copas do Mundo, 1990 e 1998.

Na Itália, o timaço dos eslavos do sul parou somente na Argentina de Maradona, nos pênaltis, nas quartas de final (3 a 2, com bola no travessão de Stojković na primeira cobrança). No mundial da França, jogando ainda como Iugoslávia (apesar da dissolução do país) o veterano de 33 anos viu a seleção eliminada pela Holanda de Bergkamp, Kluivert e Cia., nas oitavas (2 a 1, com gol de Davids nos acréscimos e perda de pênalti de Mijatović quando o jogo estava 1 a 1!).

A história na seleção iugoslava começou aos 18 anos, em 1983, quando Stojković estreou com a camisa azul. Foram 84 partidas e 15 gols. Além das Copas de 90 e 98, disputou a Eurocopa de 1984 e 2000 e a Olimpíada de 1984 (medalha de bronze) e 1988. A despedida foi em 2001.

Em clubes, viveu dois momentos excepcionais: no Estrela Vermelha e, já veterano, no Nagoya Grampus, do Japão. Falemos dos tempos do mítico time iugoslavo.

Ele chegou com 21 anos no time da capital, vindo do Radnički Niš, equipe de sua cidade. Em quatro anos, virou ídolo depois de ser maestro de um esquadrão bicampeão nacional (1987-1988 e 1989-1990). Títulos que levaram o clube para a Copa dos Campeões da Europa, hoje Champions League.

Stojković participou da campanha de 1988-1989, quando o Estrela Vermelha chegou até as oitavas e foi eliminado pelo Milan – e pela UEFA!

No jogo de ida, em Milão, “Piksi” anotou o gol no empate por 1 a 1. Na volta, um caldeirão no Marakana de Belgrado, Savićević fez 1 a 0, para delírio da ensandecida torcida iugoslava! Aos 25 do segundo tempo, quinze após o gol, o juiz alemão Dieter Pauly paralisou o jogo alegando falta de visibilidade por causa da neblina.

No dia seguinte, uma nova partida foi iniciada, com 0 a 0 no placar. Van Basten e novamente Stojković escreveram o 1 a 1 no tempo normal, resultado inalterado na prorrogação. O Milan venceu nos pênaltis por 4 a 2 e foi o campeão europeu.

Em 1990, após boa Copa da Itália, Stojković foi vendido ao Olympique de Marselha, que estava montando uma verdadeira seleção, na época. Uma lesão no joelho impediu o craque de mostrar todo seu potencial.

O ponto alto, quer dizer, baixo, foi a final europeia de 1990-1991. “Piksi” ficou no banco, preterido pelo técnico Raymond Goethals. Do outro lado, o Estrela Vermelha, o “seu” Estrela Vermelha!

Após o 0 a 0 no tempo normal, Stojković entrou quando faltavam 8 minutos para o final da prorrogação. Nos pênaltis, pediu para não bater e o título acabou com os conterrâneos.

Depois, ele ainda brilhou na Terra do Sol Nascente, onde é idolatrado até hoje, pendurou as chuteiras, presidiu a Federação Iugoslava e o Estrela Vermelha, e dirigiu o Nagoya Grampus. Hoje, completa meio século de vida.

Dragan Stojković, um cracaço dos Bálcãs.

Clipe com lances do gênio Stojković:

Fontes:

– uefa.com

– trivela.uol.com.br

– balcanicas.wordpress.com.br

– outsideoftheboot.com

– theinsideleft.com

Anúncios

2 comentários sobre “Dragan Stojković, 50 anos

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s