Vasco é campeão brasileiro pela segunda vez

Há 25 anos… dia 16 de dezembro de 1989.

Vasco é campeão brasileiro pela segunda vez

A tarde quente e ensolarada era cenário propício para a vitória, o único resultado que interessava.

A massa de 71.552 são-paulinos – incluindo este que vos escreve – era apoio fundamental.

Afinal, do outro lado estava a “SeleVasco”, de Bebeto, Quiñonez, Boiadeiro, Bismarck, o franco favorito para calar a multidão e dar a volta olímpica em pleno Morumbi.

Com campanha melhor, tinha a vantagem de dois empates ou uma vitória em dois possíveis duelos. A confiança era tanta que o clube carioca escolheu jogar fora de casa, pois vivia momento mágico longe do Maracanã.

Crônica de um título anunciado.

O camisa 7 Sorato silenciou o Cícero Pompeu de Toledo, aos 5 minutos do segundo tempo. Uma cabeçada forte e fulminante, após lindo centro de Luís Carlos Winck. Bola na rede de Gilmar. Festa da pequena torcida cruzmaltina presente.

“Procurei aproveitar bem a oportunidade que apareceu. Mas acho que valeu a garra da nossa equipe, a união e a disposição durante os 90 minutos”, disse o jovem herói do triunfo do Vasco.

Depois, Acácio tratou de pegar tudo, como fizera na etapa inicial. Claras oportunidades de Ney, Bobô, Tilico, Edivaldo pararam na muralha vascaína. A equipe de Nelsinho Rosa ainda desperdiçou contra-ataques valiosos, mas soube administrar a vantagem para comemorar o segundo título brasileiro de sua história.

Ao final, os anfitriões tiveram que aturar o vice-presidente Eurico Miranda comandar o desfile da festa junto com os jogadores e a taça.

Após longo hiato de 15 anos entre a primeira e a segunda conquista, o Vasco não demoraria a vencer outro Campeonato Brasileiro, em 1997, naquele timaço que tinha Edmundo e Evair no ataque.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Nota “triste”: a transmissão da Globo marcou a estreia de Arnaldo Cezar Coelho na fatídica função de comentarista de arbitragem, uma praga que tomou conta da televisão brasileira.

Melhores momentos da final do Campeonato Brasileiro de 1989:

Fontes:

– Wikipédia

– imortaisdofutebol.com

– placar.abril.com.br

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s