URSS anuncia boicote aos Jogos de Los Angeles

Há 30 anos… dia 8 de maio de 1984.

8mai14

“Quando o anúncio veio, foi repentino, inesperado, devastador. Duas horas e meia após o início do desfile da tocha olímpica em Nova York, na chuvosa manhã de 8 de maio – a primeira das festividades que antecederam a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 28 de julho -, a União Soviética declarou que estava fora.”

A matéria de capa da renomada revista Sports Illustrated (foto) esmiúça o boicote da União Soviética aos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984. Publicada no dia 21, a reportagem assinada por Kenneth Reich conta os bastidores por trás da decisão dos soviéticos.

O anúncio foi feito pela TV, durante a tarde de 8 de maio de 1984 em Moscou. Segundo o comunicado, não havia segurança suficiente para a participação da União Soviética. Ainda segundo os soviéticos, os Estados Unidos estariam usando a Olimpíada para fins políticos e para realizar uma propaganda anti-soviética.

A decisão unânime tinha sido tomada em reunião entre os membros do Comitê Olímpico da URSS e dirigentes das 29 federações soviéticas de esportes olímpicos. Claro, a URSS alegou que a desistência nada tinha a ver com o boicote americano aos Jogos de Moscou, quatro anos antes. Óbvio que tinha. Era o troco.

A saída soviética pegou o então presidente do Comitê Olímpico Internacional, o espanhol Juan Antonio Samaranch, de surpresa. Em Washington para reunião com o presidente americano Ronald Reagan, Samaranch afirmou que tentaria reverter o quadro, em viagem à capital russa. Seria em vão.

O boicote foi posteriormente seguido por outras 13 nações, alinhadas ao poder de Moscou: Alemanha Oriental, Afeganistão, Bulgária, Cuba, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Mongólia, Vietnã, Laos, Iêmen, Coreia do Norte e Angola.

Com a ausência da União Soviética, os Estados Unidos passearam em casa: conquistaram 83 medalhas de ouro, 61 de prata e 30 de bronze (174 no total). A Romênia, único país da Cortina de Ferro que não aderiu ao boicote, ficou na segunda colocação no quadro de medalhas (20 ouros, 16 pratas e 17 bronzes, com 53 no total).

Foi a Olimpíada de Carl Lewis, que igualou o feito de seu compatriota, Jesse Owens, ao faturar quatro medalhas de ouro nas provas de atletismo.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Clique aqui e veja matéria da ABC sobre o boicote da URSS aos Jogos de Los Angeles.

Fontes:

Acervo Estadão

history.com

sportsillustrated.cnn.com

 

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.