Há 10 anos… dia 7 de maio de 2004.
“Diários de Motocicleta” procura dar conta de um trecho das vidas de dois jovens, mas também de algumas rupturas que nelas se processam. A maneira nada ideológica ou prosetilista como Walter Salles conduz esse processo apenas engrandece o filme.”
Luiz Zanin Oricchio foi preciso nas palavras sobre o longa-metragem de Walter Salles. Em crítica publicada na edição de 7 de maio de 2004 do Estadão, dia da estreia do filme em cinemas brasileiros, o jornalista exalta o papel do diretor e dos atores na produção sobre a saga sul-americana de Ernesto Guevara e Alberto Granado.
De fato, Salles tem mérito em alguns aspectos. O maior, talvez, seja o de não “ideologizar” a trama. Como apontou Oricchio, a história é sobre dois jovens e suas rupturas. Um processo, por si só, bonito e corajoso, inevitável e necessário. Assim, não é preciso lembrar, a todo momento, que Bernal encarna o mito Che Guevara. Tanto que esquecemos se tratar do jovem futuro guerrilheiro e revolucionário. Ele é apenas Ernesto. Um jovem em busca de libertação, da outra margem do rio.
A atuação de Gabriel García Bernal só reforça a virtude da direção de Salles. Sóbrio, marcado e contido, o ator mexicano nos apresenta um jovem Ernesto, de carne e osso. Apaixonado, errático, à procura de sua própria estrada, de seu próprio destino.
Rodrigo de La Serna não fica atrás no papel de Alberto Granado, o companheiro e escudeiro de Ernesto. Engraçado, mulherengo, moleque.
“O que se tem na tela é material vivo, orgânico, pulsante”, pontua Oricchio, mais uma vez preciso.
Com vibração e sensibilidade, “Diários de Motocicleta” conquistou prêmios, fato um tanto inesperado, segundo Walter Salles. Venceu uma estatueta no Oscar (Melhor Canção Original, “Al otro lado del río”, do compositor uruguaio Jorge Drexler), e angariou louros em Cannes e no BAFTA.
Oito anos depois, o diretor brasileiro adaptaria outro livro para o cinema: “On the Road”, romance do escritor Jack Kerouac, de 1957.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja o trailer de “Diários de Motocicleta”:
Fontes:
– IMDb