Termina a série Friends

Há 10 anos… dia 6 de maio de 2004.

6mai14

O adeus dos melhores amigos

POR GABRIELLA RIBEIRO*

– WE WERE ON A BREAK!

Se você leu essa frase e de cara lembrou de Ross Geller (David Schiwmmer), seu vício por Friends é evidente. Bem-vindo ao clube! Parece que foi ontem, mas a série acabou há dez anos.

Antes de continuar, eu preciso explicar meu fanatismo por Friends. Quando a última temporada foi ao ar, estava no último ano da faculdade e morava com umas amigas.  Ninguém queria entrar no rateio da TV por assinatura, mas eu descobri que a TV que ficava na portaria do prédio tinha. Conclusão: toda terça-feira à noite eu aparecia para bater um papo com o porteiro Leno (que garantiu seu lugar no céu pela boa ação!) e o convencia a colocar no canal que passava os episódios inéditos da minha série favorita. Passei praticamente a temporada inteira batendo ponto ali para não perder nenhuma cena e dando boa noite para praticamente metade do edifício – que não entendia o motivo de eu estar sentada na mesa de madeira ao lado do Leno!

Friends é o tipo de programa de TV que desperta sentimentos intensos, no estilo “ame ou odeie”. Quem gosta, gosta muito. A questão é que a fidelidade do espectador fazia e ainda faz a diferença para entender a série.

Os episódios curtos, com meia hora de duração, são cheios de referências internas e, para sacar certas piadas e a trama toda, você realmente precisa ter um conhecimento básico sobre a vida desses seis amigos que moravam em Nova York e enfrentavam juntos as alegrias e tristezas da vida adulta.

Os protagonistas viraram estrelas da televisão, com destaque para Jennifer Aniston. Ela era a nova queridinha da América. Rachel Green era uma das personagens mais populares e seu cabelo nas primeiras temporadas virou febre. “The Rachel” foi um dos cortes mais pedidos nos salões na época. Muita gente não sabe que a atriz não gostava muito do tal corte. E para completar o conto de fadas, a atriz não se conteve em ser bonita, famosa e ganhar bem… No auge do sucesso, ainda se casou com Brad Pitt, que fez uma das melhores participações no sitcom, diga-se.

Aliás, não posso deixar de falar sobre isso. Friends foi uma das séries com maior número de participações especiais, e olha que estamos falando de grandes nomes de Hollywood, como Sean Penn, Bruce Willis, Reese Witherspoon, Danny Devito e Julia Roberts. Isso em uma época em que os astros do cinema viravam o rosto para produções da telinha. O caminho natural era um ator sair da TV e estrelar um filme. O caminho contrário era considerado o começo do fim. Nesse sentido, Friends conseguiu mostrar o seu poder, trazendo figurões para seu set, que nunca foi na Big Apple.

Ross (David Schwimmer) Chandler (Matthew Perry), Joey (Matt LeBlanc), Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox) e Phoebe (Lisa Kudrow) marcaram uma era com um dos programas mais bem sucedidos da televisão e que terminou no auge. Eles trouxerem novidades para o público e também para todo o esquema por trás das câmeras. O elenco negociava a renovação de contrato no final de cada temporada em grupo, garantindo que todos ganhassem o mesmo salário (que chegou a ser de 1 milhão de dólares por episódio!).

Há quem diga que são os valores milionários envolvendo Friends e suas estrelas os grandes entraves para a realização de um episódio especial ou até mesmo um filme. E a minha torcida é para que isso realmente nunca aconteça. Pra mim, os integrantes são aqueles amigos que vão viver sempre na casa dos 30. E que, de vez em quando, eu passo para fazer uma visita, mesmo sabendo que eles vão me contar sempre as mesmas histórias!

* Gabriella Ribeiro, caiçara, empresária, faixa azul de jiu jitsu e com um diploma da USP. Sim, os brutos também podem ser inteligentes.

Veja a cena final de Friends:

Fontes:

– Wikipedia

– BuzzFeed

Anúncios

Um comentário sobre “Termina a série Friends

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s