Primeiro curta de Os Três Patetas é lançado

Há 80 anos… dia 5 de maio de 1934.

Primeiro curta de Os Três Patetas é lançado

“Os personagens não tinham a profundidade emocional de Charlie Chaplin e Harry Langdon; nunca foram tão espirituosos ou sutis como Buster Keaton. Não foram disciplinados o suficiente para sustentar as sequências cômicas morosas; muitas vezes, estavam dispostos a abalar a pouca estrutura narrativa dos próprios filmes em troca de mais piadinhas. Outros comediantes fizeram melhor quase todas as suas esquetes (paródias de westerns, filmes de terror, melodramas, etc). E, no entanto, apesar de todas as gigantescas barreiras artísticas, foram responsáveis por algumas das melhores comédias já feitas. Seu humor tinha a fórmula mais básica; não eram grandes inovadores, mas na prática do riso fácil foram imbatíveis. Se o gosto do público é critério de avaliação, Os Três Patetas foram os reis absolutos da comédia por mais de 50 anos.”

No livro The Columbia Comedy Shorts, Ted Okuda e Edward Watz analisam a vasta produção de curtas-metragens de comédia da Columbia Pictures entre os anos de 1933 e 1958. Foram mais de 500 filmes produzidos, com grande destaque para os “reis da comédia”, segundo os autores: Os Três Patetas.

Moe, Larry e Curly reinaram por mais de 50 anos, de meados dos anos 1920 até o final dos anos 1960. As reprises e revivals os mantiveram no ar por mais tempo e fizeram com que novas gerações conhecessem o humor pastelão.

Tudo começaria, pra valer, em 5 de maio de 1934, quando estrearam o primeiro de 190 curtas-metragens da parceria com a Columbia.

“Woman Haters” (“Odeio Mulheres”, em português) traz o trio em uma trama que tem como pano de fundo a “guerra dos sexos”.

Moe, Larry e Curly – nesse filme ainda caracterizados como Tom, Jim e Jackie – são vendedores que caem de paraquedas em um clube formado por homens que odeiam mulheres. Eles acabam se tornando membros. No meio do caminho, surge Mary, vivida por Marjorie White. Ela seduz Larry/Jim e o convence a se casar. Ele tenta esconder o fato dos outros dois, já que segue como membro do clube.

O filme, com pouco menos de 20 minutos de duração, foi sucesso absoluto. Em pouco tempo, Os Três Patetas se tornaram muito populares nos Estados Unidos.

O segundo curta da trinca, “Punch Drunks” (“Trocando as Pernas”), seria lançado em julho de 1934.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja trecho de “Woman Haters”:

Fontes:

Wikipedia

IMDb

Cinescópio TV

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.