Rubens Barrichello conquista a 100ª vitória brasileira na F1

Há 5 anos… dia 23 de agosto de 2009. 

Rubens Barrichello conquista a 100ª vitória brasileira na F1

Um marco de uma bonita história que começou com Chico Landi, teve momentos gloriosos com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna e, apesar dos pesares, permanece viva com Felipe Massa e, quem sabe, com Felipe Nasr.

Exatos cinco anos atrás, o Brasil atingiu a 100ª vitória na maior categoria do automobilismo, a Fórmula 1. Rubens Barrichello tratou de se colocar na história ao vencer o GP da Europa, em Valência, e escrever mais um bonito capítulo dessa rica narrativa.

“Gostaria que um dia como hoje tivesse 72 horas para comemorar”, repetia Rubinho. Mais do que o triunfo centenário do País na F1, era uma vitória depois de cinco anos. A última tinha sido na China, no longínquo ano de 2004, ainda pela Ferrari.

Além do feito histórico e da quebra de jejum, o brasileiro se colocava na briga pelo título da temporada 2009. Após 11 etapas, somava 54 pontos e se colocava na vice-liderança na classificação, atrás do companheiro de Brawn GP, o inglês Jenson Button, com 72. Mark Webber e Sebastian Vettel, da Red Bull, vinham atrás, com 51,5 e 47 pontos, respectivamente. Ao final, Button conquistaria o título.

Disputas à parte, Rubinho levou a melhor no circuito de Valência com a ajuda da McLaren. Na 37ª volta, a escuderia realizou desastroso e desastrado pit stop no carro do então primeiro colocado Lewis Hamilton. O brasileiro assumiu a ponta para não largar mais e, vinte voltas depois, recebeu a bandeirada de vencedor.

Com alegria – e sambadinha, claro! -, Rubinho dedicou o triunfo à Felipe Massa, que assistiu ao GP em casa, em São Paulo. Pouco menos de 1 mês antes, uma mola da Brawn de Rubinho atingiu o capacete de Massa, em uma fatalidade bizarra, mas que poderia ter sido pior.

Depois daquela, o Brasil teria somente mais uma vitória na Fórmula 1, de novo com Rubinho, naquela mesma temporada 2009, no GP de Monza, na Itália.

Triste hiato.

Pra não terminar o post pra baixo, bom recordar como o GP da Europa dá sorte ao Brasil. Além da 100ª vitória e do triunfo na primeira edição da prova, em 1983, com Piquet, como esquecer da extraordinária performance de Senna em Donington Park, em 1993?

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Matéria do Esporte Espetacular sobre a 100ª vitória do Brasil na F1:

Fontes:

Wikipedia

Acervo Estadão

esporte.ig.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s