“Petite Messe Solennelle”, de Rossini, estreia em Paris

Há 150 anos… dia 14 de março de 1864.

14mar14

Gioachino Antonio Rossini foi um compositor nascido em 29 de fevereiro de 1792, na cidade de Pesaro, hoje parte da Itália. Conhecido pelas óperas, como “O Barbeiro de Sevilha”, a mais famosa delas, tem obra marcada por fortes e belas melodias. Por isso, ganhou o apelido de “O Mozart Italiano”.

Já no final da vida e após 20 anos de ausência, Rossini apresentou a “Petite Messe Solennelle” em 14 de março de 1864. A composição faz parte das chamadas “péchés de vieillesse” (“pecados da velhice”, na tradução livre), como o próprio apelidou seus últimos trabalhos. Foi sua última grande composição, aliás.

Rossini terminou de compor a peça no verão de 1863. A notícia de que ele havia voltado após 20 anos logo se espalhou.

“Rossini terminou uma grande obra com refrões, mas recusou-se a permitir a execução da peça, quando perguntado pelo Barão Isidore-Justin-Sévérin Taylor, presidente da Associação dos Artistas -Músicos em Paris. É um réquiem, e para quem é destinado? O tempo vai mostrar”, publicou a revista de Nova York, Once a Month, em agosto.

O Barão, no entanto, não precisou esperar. Oito meses depois, a peça era apresentada, em sessão privada na casa do Conde e da Condessa Alexis e Louise Pillet-Will, em Paris. Ainda que o evento fosse reservado, a notícia foi muito divulgada pela imprensa local.

Com um total de 12 vozes (quatro solistas, que cantavam com o coral, e outros oito coristas), a composição foi escrita para dois pianos e um harmônio, espécie de órgão. As irmãs Carlotta e Barbara Marchisio, soprano e contralto, respectivamente, foram as solistas mulheres, enquanto o tenor Italo Gardoni e o baixo Louis Agniez completaram o quarteto.

A composição seria apresentada novamente na casa dos Pillet-Will um ano depois, com a mesma formação vocal e instrumental.

Rossini morreria quatro anos depois, em 13 de novembro de 1868.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça a “Petite Messe Solennelle”:

Fontes:

Wikipedia

hum.uchicago.edu

voicesofascension.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.