Os Beatles invadem a América

Há 50 anos… dia 26 de dezembro de 1963.

26dez13

Foi uma garota de apenas 15 anos quem anunciou a primeira música dos Beatles nos Estados Unidos.

A insistência de Marsha Albert ajudou os quatro garotos de Liverpool na missão de atravessar o Atlântico e invadir a América definitivamente.

Depois de muita persistência do empresário Brian Epstein e da EMI, a Capitol Records, subsidiária da EMI nos Estados Unidos, concordou em lançar a banda na América em janeiro de 1964, às vésperas da apresentação no famoso The Ed Sullivan Show.

Mas havia uma fã no meio do caminho.

Diz a lenda que Marsha escreveu insistentemente para o DJ Carroll James, da WWDC, uma rádio de Washington, pedindo para que ele conseguisse um disco e tocasse uma música dos Beatles. A perseverança da garota chamou a atenção de James. Então, ele pediu ao diretor da rádio para providenciar uma cópia do compacto “I Want to Hold Your Hand”/”This Boy”, lançado no Reino Unido em 29 de novembro.

Quando conseguiu o compacto, James foi generoso e ligou para Marsha. “Você consegue estar aqui na rádio às 5 da tarde? Você vai chamar a música!”, perguntou o DJ. Marsha chegou aos estúdios a tempo e anunciou:

“Ladies and gentlemen, for the first time on the air in the United States, here are the Beatles singing ‘I Want to Hold Your Hand.’”

A música foi um sucesso estrondoso e uma surpresa para os ouvintes da WWDC, acostumados a cantores, digamos, mais light, como Andy Williams e Bobby Vinton. James aproveitou a onda para tocar “I Want to Hold Your Hand” repetidamente, com o selo sonoro “This is a Carroll James exclusive”, para que as outras rádios não pudessem copiar e executar a música.

A ótima recepção do público americano aos Beatles fez a Capitol chegar à conclusão de que era preciso antecipar a data do lançamento do compacto em duas semanas.

(Danada essa Marsha Albert!).

Assim, em 26 de dezembro de 1963, chegava às lojas americanas o compacto com “I Want to Hold Your Hand” no lado A e “I Saw Her Standing There” no lado B. Quer dizer, o disco mal chegava às prateleiras…

Nos primeiros três dias, 250 mil cópias foram vendidas. Em Nova York, houve uma média de 10 mil cópias vendidas por hora! A Capitol teve de contratar os serviços de outras duas gravadoras (Columbia e RCA) para prensar mais unidades.

Finalmente, os Beatles invadiam a América e iniciavam a British Invasion, abrindo as portas para os Rolling Stones, The Who e outras bandas da Terra da Rainha que apareceriam depois.

Em 1º de fevereiro, eles chegaram ao topo das paradas americanas pela primeira vez.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“I Want to Hold Your Hand” ao vivo, em 1963:

Fontes:

– Wikipedia

– beatlesbible.com

– cbs.com

Anúncios

Um comentário sobre “Os Beatles invadem a América

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s