Há 25 anos… dia 25 de janeiro de 1992.
Caetano, Pimentel, Tinho, Alex Pinho, Leandro Ávila e ele, Valdir Bigode! (Sem esquecer de Edmundo, Yan e Gian…).
Essa era a base do time do Vasco campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, há exatos 25 anos.
Título inédito e único até hoje.
Na decisão, os comandados de Gaúcho superaram o São Paulo do técnico Oscar Bernardi e de Mona, Pavão, Sérgio Baresi, Pereira, Catê e Toninho – muitos desses jogadores estariam no Expressinho, campeão da Copa Conmebol 1994.
Antes da disputa no Pacaembu, Vasco e São Paulo já tinham medido forças na primeira fase daquela Copinha, em jogo no CT da Barra Funda. O resultado foi o mesmo da final: 1 a 1. Pedro Alexandre anotou o gol do São Paulo e Valdir, sempre ele, fez o tento vascaíno.
Valdir, aliás, abriria o placar no confronto no dia do aniversário da cidade de São Paulo, de cabeça, aos 43min do primeiro tempo, após falha do goleiro Alexandre – que morreria tragicamente em acidente de carro, naquele mesmo ano. Andrei deixou tudo igual, aos 20min da etapa final.
Na decisão por pênaltis, o cruzmaltino se sobressaiu, sem desperdício de cobrança: Vítor, Tinho, Leandro Ávila, Vianna e Fábio marcaram. Pelo São Paulo, Mona abriu com um chute para fora. Depois, Doriva, Pereira e Gilmar anotaram, em vão. Placar final: Vasco 5 a 3.
Uma campanha de 4 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota (na primeira fase, 3 a 0 para o Bahia), com 13 gols marcados e 6 gols sofridos.
Barba, Cabelo e Bigode! É verdade, Valdir foi o artilheiro da Copinha de 1992, com 8 gols.
Ele, Pimentel e Cia. fariam parte da espinha dorsal do time tricampeão estadual – 1992, 1993 e 1994.
Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Em tempo1: Edmundo, Yan e Gian participaram da campanha campeã, mas não jogaram a final, pois estavam concentrados para a estreia do Brasileirão (uma goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians, no mesmo Pacaembu!).
Em tempo2: Santa Cruz e Santa Tereza-MG foram as surpresas daquela Copinha. O time pernambucano chegou nas quartas de final, fase em que acabou eliminado pelo vice São Paulo. O destaque foi um atacante canhoto chamado Rivaldo. Já os mineiros acabaram na terceira colocação, parando na semi contra o Vasco.
Em tempo3: A nota triste daquela edição ficou por conta da morte do torcedor Rodrigo de Gásperi, de apenas 13 anos. Na semifinal entre São Paulo e Corinthians, ele foi atingido por uma bomba caseira. Acabou falecendo alguns dias depois, por conta de lesões cerebrais.
Melhores momentos, gols e pênaltis finais:
Os gols e os pênaltis:
Fontes e +MAIS:
Excelente artigo. Informações preciosas para quem busca saber sobre o Vasco campeão da Copinha de 1992. Parabéns!