Morre o ex-jogador Enéas

Há 25 anos… dia 27 de dezembro de 1988.

27dez13

Se hoje o torcedor da Lusa tem motivo para ficar de luto, também o tinha – e muito! – 25 anos atrás.

Neste mesmo 27 de dezembro morria um dos maiores jogadores da bela e quase centenária história da Associação Portuguesa de Desportos.

Enéas Camargo foi, para muitos, o maior craque a envergar o manto verde rubro. Vestiu a camisa da Lusa por quase uma década, de 1971 a 1980. Em 375 jogos, marcou 179 gols, que o colocam na vice artilharia da história do clube, atrás somente de Pinga (190). É o maior goleador do time em Campeonatos Brasileiros, com 47 gols. Pela Lusa, conquistou o título do Campeonato Paulista de 1973 (dividido com o Santos).

“Com ele, desaparece um pouco do futebol boêmio”, disse o célebre técnico e eterno olheiro João Avelino, no enterro do “El Diablo”, como Enéas gostava de ser chamado.

Ele partiu cedo, aos 34 anos. A morte foi causada por um acidente de carro, meses antes. Na noite de 22 de agosto, bateu com o carro, um Monza, na traseira de um caminhão, na Avenida Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

Com luxação na coluna cervical, Enéas foi internado no hospital, onde permaneceu por quatro meses, dois em estado de coma. A recuperação ia bem, mas um coágulo no cérebro tirava a consciência de tempos em tempos. Uma broncopneumonia interrompeu sua breve trajetória na Terra.

Enéas também vestiu as camisas do Palmeiras – 93 jogos e 28 gols – e do Bologna, da Itália, onde jogou por duas temporadas. Também atuou por XV de Piracicaba, Juventude, Atlético Goianiense, Desportiva Ferroviária, Operário e Central Brasileira de Cotia, time de sua cidade e pelo qual encerrou a carreira.

Pela seleção brasileira, foram apenas 3 jogos e 1 gol marcado.

Não interessa.

A imagem que ficou é a de Enéas de verde e vermelho.

Do início, nas quadras do futebol de salão, passando pelo dente-de-leite, pelo juvenil até chegar ao profissional, Enéas Camargo será, para sempre, o Enéas da Portuguesa.

Veja gols de Enéas:

Fontes:

Wikipédia

almalusa.net

Acervo Estadão

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.