Doctor Who estreia na TV britânica

Há 50 anos… dia 23 de novembro de 1963.

23nov13

Quem acessou o Google já sabe.

E provavelmente está viciado no joguinho…

Não sabe do que estou falando?

Vamos lá: desde ontem (22), o Google colocou um doodle em homenagem à série Doctor Who, que estreou na BBC há exatos 50 anos, no dia 23 de novembro de 1963.

Em estilo “8-bits”, o joguinho é simples: depois de escolher um entre os 11 Doutores do seriado, você precisa recuperar as seis letras da palavra “Google”, que estão espalhadas em cenários de diferentes épocas da série. Para isso, tem de escapar dos Daleks e Cybermen e voltar com as letras para TARDIS, a cabine policial que possibilita a viagem do Doctor Who pelo tempo.

Divirta-se!

Doodle à parte, Doctor Who é a série há mais tempo no ar na televisão mundial. Foram mais de 800 episódios, de 1963 até hoje, com um período de pausa, de 1989 até 2005, ano de retomada da produção. Neste sábado, um episódio especial vai ao ar simultaneamente em 80 países do mundo. No Brasil, às 17h50min, no canal BBC HD.

A história de ficção científica tem como protagonista o Doutor, um viajante do tempo e do espaço, meio humano, meio alienígena, com poderes de se regenerar, mudar de aparência e personalidade, sem prejuízo de sua memória.

Com ajuda de sua máquina do tempo, a TARDIS (Time And Relative Dimension In Space, na sigla em inglês) – que tem o formato de uma cabine policial, muito comum à época do lançamento da série -, ele viaja pelo tempo na companhia de companheiros e enfrenta muitos inimigos no caminho.

O primeiro episódio foi ao ar às 17h16min20s, no horário de Londres. Diz que o atraso de mais de 10 minutos se deu por causa da cobertura da morte do presidente John Kennedy, no dia anterior (aliás, não deixe de ler o post do dia 22!).

Em “An Unhearthly Child”, os professors Barbara Wright e Ian Chesterton ficam desconfiados com o comportamento da aluna Susan Foreman. Vão até a casa dela e conhecem o avô, o próprio Doutor em carne e osso.

Da estreia até hoje, 11 atores fizeram o protagonista da série, dois deles por longos períodos. Tom Baker, o quarto Doutor, ficou sete anos e 41 episódios no papel, enquanto que David Tenant, o décimo, permaneceu por cinco anos e 36 histórias diferentes. Atualmente, Matt Smith encarna o personagem, mas será substituído por Peter Capaldi, o 12º Doutor.

Em 1996, Doctor Who ganhou uma versão em longa-metragem para a TV. A coprodução entre Fox, Universal Pictures, BBC e BBC Worldwide foi bem recebida no Reino Unido, mas não teve sucesso nos Estados Unidos.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Abertura do primeiro episódio de Doctor Who

Fontes:

– bbc.co.uk

– Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s