Beatles se apresentam pela última vez no Cavern Club

Há 50 anos… dia 3 de agosto de 1963.

3ago13

O FIM DE UMA ERA: ADEUS CAVERN CLUB

Após 247 apresentações em cerca de dois anos e meio, os Beatles apresentam-se pela última vez no Cavern Club no dia 3 de agosto. Sem aviso, sem propaganda, nada. Simplesmente tocaram, pelo mesmo cachê de sempre. Nada foi gravado, e não existem fotos desse último e emblemático dia. Os Beatles haviam ficado maiores que sua cidade. Era desconfortável voltar como heróis a cada show que faziam lá. Eles conheciam todas as pessoas na plateia e isso os deixava nervosos.” –

Livro Beatlemania, de Ricardo Pugialli, pg. 106

Em 3 de agosto de 1963, os quatro rapazes de Liverpool se despediram de sua casa. Segundo a administração do Cavern Club, foi a 292ª apresentação da banda no local. No entanto, há registro oficial de 280 aparições dos Beatles por lá (155 shows diurnos e outras 125 performances à noite).

Números à parte, o fato é que, sob o nome The Beatles, John, Paul e George se apresentaram pela primeira vez no clube de Liverpool em 21 de fevereiro de 1961. Eles já haviam tocado lá, mas como The Quarrymen (a estreia foi em 7 de agosto de 1957).

Já Ringo estreou no Cavern em agosto de 1962, poucos dias depois de se juntar ao grupo, em substituição a Pete Best. O novo baterista chegou a ser hostilizado e ouviu gritos como “Pete forever, Ringo never!” de parte dos fãs.

Na última performance, no entanto, Ringo já era mais do que aceito e idolatrado por todos, assim como os outros três, claro. Tanto que os 500 ingressos para o show se esgotaram em meia hora! Os Beatles receberam cerca de 300 libras de cachê, uma quantia considerável para a época.

O show durou cerca de cinco horas e meia, mas contou com apresentações de outras bandas, como The Merseybeats, The Road Runners e Faron’s Flamingos. Durante a despedida dos Beatles no clube, uma queda de energia silenciou os instrumentos e deixou o Cavern às escuras.

Diz a lenda que, enquanto esperavam a luz voltar, John e Paul tocaram uma versão acústica de “When I’m Sixty-Four”, música que seria gravada somente em Sgt. Pepper’s, quatro anos depois.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Apresentação de 1962:

 

Fontes:

– beatlesbible.com

– Documentário “The Beatles at Cavern”

Anúncios

2 comentários sobre “Beatles se apresentam pela última vez no Cavern Club

  1. Now, this article is one thing that you do not see regularly. It’s a great thing that I saw this article thanks to my companion who revealed it to me. It is very extraordinary for a writer to spend a good number of effort and time imparting the strategies and information that you provided. It is quite noticeable that you put many time and tough work into this so thanks for your insight!

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.