Nicolae Ceausescu chega ao poder na Romênia

Há 50 anos… dia 9 de dezembro de 1967.

Ceausescu já é o presidente da Romênia

BUCARESTE, 9 (UPI-AFP-FOLHA) – O Parlamento da Romênia chegou hoje por unanimidade para a presidência da República o secretário-geral do Partido Comunista, Nicolas Ceausescu, que substituirá o presidente Chivu Stoica, que propôs a eleição de Ceausescu  “para assegurar a união entre o Estado e a direção do partido”.

 

Num breve discurso, Ceausecu agradeceu aos parlamentares “a grande confiança nele depositada”. Na mesma votação, foram eleitos vice-presidentes, também por unanimidade, Emil Bodnaras, Constanta Craciu e Stefan Peterfi.

 

A Romênia passa a ser assim o terceiro país da Europa Oriental onde o secretário-geral do Partido Comunista acumula o cargo de presidente da República. Os outros dois são a Tchecoslováquia e a Alemanha Oriental.

Na edição de 10 de dezembro de 1967 da Folha de S. Paulo, destaque para a chegada de Nicolae Ceausescu ao poder na Romênia. Começava a triste trajetória de um dos mais conhecidos ditadores do bloco comunista e do próprio século 20.

De origem simples, de modesto ofício de sapateiro, Ceausescu ascendeu dentro do Partido Comunista com ideias firmes e autoritárias. No comando do país, atraiu certa simpatia do Ocidente, pois bateu de frente com Moscou.

Internamente, o “Gênio dos Cárpatos”, como se autointitulava, governou com mão pesada e repressora. Aperfeiçoou e aparelhou a Securitate, polícia secreta do regime. Dizem que havia 2 milhões de informantes infiltrados entre 22 milhões de romenos.

Ceausescu teria um trágico fim no Natal de 1989, quando a Revolução Romena não só o derrubou do poder, como o executou, junto com a mulher, Elena.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Filme da British Pathé de 1967:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– acervo.oglobo.globo.com

– folha.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.