Bob Dylan grava “All Along the Watchtower”

Há 50 anos… dia 6 de novembro de 1967.

Você poderia dizer que brincadeiras e golpes são os polos gêmeos da arte de Dylan, e essa obra-prima de 12 linhas sobre um joker (que acredita estar sendo roubado) e um ladrão (que acha tudo uma piada) penetra no centro de seu trabalho. “Watchtower” está entre as melodias mais assustadoras de Dylan: construída em torno de um arranjo austero e de seu vocal assustado, começa como uma balada que insinua permanecer por um longo tempo. Mas assim que o joker e o ladrão fazem suas declarações iniciais, a música termina com uma imagem sinistra – dois caras se aproximando – deixando os ouvintes a preencher os espaços em branco.

No trecho acima, parte do texto sobre a número 5 entre as 100+ de Mr. Bob Dylan, segundo a Rolling Stone.

Ele precisou de algumas horas para registrar o diálogo imaginário entre o joker e o thief. Uma mensagem meio enigmática e circular, uma melodia direta e reta, econômica e minimalista. Com destaque para a toada da bateria de Kenneth Buttrey.

“All Along the Watchtower” foi gravada no estúdio A da Columbia, Nashville, Tennessee. Além de Dylan na harmônica e no violão e Buttrey na bateria, tem Charlie McCoy no baixo e Bob Johnston na produção.

Lançada em 27 de dezembro, dentre as 12 faixas do álbum John Wesley Harding, também virou compacto, de novembro de 1968, com “I’ll Be Your Baby Tonight” no lado B.

Entre inúmeras versões, a imortal é, sem sombra de dúvida, de Jimi Hendrix. “Ele tocou [minhas músicas] da maneira que eu teria feito se fosse ele”, diria Dylan, posteriormente, sobre o mito da guitarra.

Mas a história sobre a versão de James Marshall fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Versão ao vivo:

Fontes e +MAIS:

– bobdylan.com

– Wikipedia

– songfacts.com

– secondhandsongs.com

– bjorner.com

– nobodysingsdylanlikedylan.com

– rollingstone.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s