7 de novembro de 1917
Tarde de 7 de novembro de 1917 – 25 de outubro no Calendário Juliano. Na imagem, os bolcheviques atacam o Palácio de Inverno, em Petrogrado (hoje São Petersburgo). O Kremlin é conquistado em Moscou. Em outras partes da Rússia, outras batalhas são vencidas.
É o dia D. Ou B, de bolchevique. Ou ainda V, de vitória. De vermelho.
É o dia em que os liderados por Vladimir Lenin e Leon Trotsky deram um fim definitivo ao Governo Provisório de Alexander Kerenski e tomaram o poder.
É o marco principal da chamada Revolução de Outubro.
Hoje, o mundo todo – com exceção de outro Vladimir, o Putin! – relembra o centenário da Revolução Russa.
Cinco meses depois da Revolução de Fevereiro, que derrubou Nicolau II, os bolcheviques assumem as rédeas do movimento.
Trecho do ótimo infográfico do Estadão (link abaixo):
“Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques querem a formação imediata de um governo exclusivamente socialista, a reforma agrária, a paz e o controle operário das fábricas, transformando a revolução de democrática em socialista. Os bolcheviques ganham apoio popular após fracasso do golpe tentado pelo general Lavr Kornilov. Lenin passa a defender uma insurreição para tomar o governo. Leon Trotski – outro líder do partido – pretende tomar o poder por meio do Soviete de Petrogrado (durante a guerra, o nome da capital São Petersburgo foi russificado), o qual ele preside. A oportunidade surge no dia 6 de novembro, quando o socialista moderado Alexander Kerenski, então chefe do governo provisório, tenta fechar jornais bolcheviques à força. O Comitê Militar Revolucionário, do Soviete de Petrogrado, reage e dá ordens para a guarnição da cidade tomar os principais pontos da capital, depondo o governo provisório. O golpe se consolida no dia 7, quando Trotski anuncia no Soviete a tomada do poder pelos bolcheviques, concluída no dia 8 com a queda do Palácio de Inverno, em Petrogrado, e do Kremlin, em Moscou. Os bolcheviques formam então o primeiro Conselho de Comissário do Povo.”
Na sequência da conquista do poder, a saída da Primeira Guerra Mundial foi negociada com os alemães e aliados, no Tratado de Brest-Litovski, concluído em 1918. A paz duraria pouco…
Em abril daquele ano, eclodiria a Guerra Civil Russa.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Clica nos links que tem muita coisa boa sobre a Revolução Russa!
Documentário “Bandeira Vermelha”:
Fontes e +MAIS:
– dw.com
– bbc.com