Há 10 anos… dia 5 de novembro de 2007.
“Apesar de todas as especulações muito interessantes nos últimos meses, não estamos anunciando um Gphone. No entanto, pensamos que o que anunciamos – o Open Handset Alliance e o Android – é mais significativo e ambicioso do que somente um telefone. Na verdade, por meio dos esforços conjuntos dos membros da Open Handset Alliance, esperamos que o Android seja a base para muitos novos telefones e crie uma experiência móvel totalmente nova para os usuários, com novas aplicações e novas capacidades que não podemos imaginar hoje.
O Android é a primeira plataforma verdadeiramente aberta e abrangente para dispositivos móveis. Ele inclui um sistema operacional, interface de usuário e aplicativos – todo o software para executar um telefone celular, mas sem os obstáculos proprietários que impediram a inovação móvel.”
Acima, o trecho do release oficial do Google sobre o mais novo lançamento, o sistema Android. Dez anos atrás, a empresa de tecnologia entrava pra valer no mercado de celular.
“A gigante da internet se uniu a fabricantes e operadoras para colocar no mercado a plataforma de software Android, que inclui um sistema operacional para os celulares e que vai concorrer com o Symbian, que pertence a empresas como Nokia e Ericsson, e com o Windows Mobile, da Microsoft”, explicou reportagem de Renato Cruz, no Estadão de 6 de novembro de 2007.
No time de parceiros – a Open Handset Alliance (OHA) -, pesos-pesados como Motorola, LG, Samsung, T-Mobile, entre outras.
Passada uma década, o Android se consolidou como o sistema mais usado no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do globo (dado de maio de 2017).
Em 2013, o Google novamente causou burburinho ao anunciar o Google Glass, os óculos do futuro. Um projeto com idas e vindas e que hoje parece ter encontrado seu caminho.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Nick Sears, cofundador do Android, explica o sistema:
Fontes e +MAIS:
– googlesystem.blogspot.com.brr
– cnet.com
–