Primeira corrida de automóveis acontece no Brasil

Há 105 anos… dia 26 de julho de 1908.

26jul13

Foi um successo, e successo em toda a linha, a grande corrida de automoveis realisada hontem, sob a direcção do Automovel Club de S. Paulo”.

Edição de 27 de julho de 1908, jornal O Estado de S. Paulo, página 3, a seção de SPORT abre com Automobilismo e a manchete: “Circuito de Itapecerica – A Grande Corrida”. O texto, que ocupa duas de oito colunas de página, relata a primeira corrida oficial de automóveis realizada no Brasil.

“Ao ouvir o primeiro automovel, ás 12,55 da tarde, annuviou-se-nos o coração, ficamos apprehensivos, como que a interrogar o futuro”, segue o relato, em tom literário, bem diferente do jornalismo atual.

A primeira corrida de automóveis no País aconteceu no dia 26 de julho de 1908, em São Paulo, com a presença de celebridades da época, como Santos Dumont e Washington Luís, chefe da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de São Paulo.

Dezesseis pilotos largaram e chegaram onde hoje está o estádio Parque Antarctica (futuro Allianz Parque) para encarar 75 km do chamado Circuito de Itapecerica. Eram 14 carros e duas motocicletas. Uma verdadeira aventura.

Ao final, o empresário e Conde Sylvio Álvares Penteado foi o vencedor da principal categoria (40HP), depois de 1h30min05s, pilotando um Fiat 40. Foi ovacionado por uma multidão de mais de 15 mil pessoas que acompanhou a corrida. O carioca Gastão de Almeida ficou na segunda colocação, a 27 minutos e 40 segundos do vencedor, e Osvaldo Sampaio chegou em terceiro, com o tempo de 2h41min54s.

Depois da corrida, foi oferecido um jantar aos diretores do Automóvel Club Brasil, no palácio do Conde Álvares Penteado, em Higienópolis, com a presença da elite paulistana.

A segunda corrida oficial de carros no Brasil aconteceu em 1909, em São Gonçalo, no rio de Janeiro.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

Acervo Estadão

Blog Livio Oricchio

webventure.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Primeira corrida de automóveis acontece no Brasil

  1. Na verdade a primeira corrida de automóvel ocorreu em São Gonçalo, Rio de Janeiro, quase nada de São Gonçalo é conhecida pelo Brasil, mas na realidade São Gonçalo é uma das cidades com maior influência para o passado do Brasil, inclusive a primeira corrida que era para ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, mas por conta de poblemas teve de ser feita na cidade de São Gonçalo, que antigamente era o maior polo-industrial do Rio de Janeiro.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.