Thomas Hearns se torna o 1º “tetracampeão” do boxe

Há 30 anos… dia 29 de outubro de 1987.

O primeiro “tetracampeão” da História da Nobre Arte.

Três décadas atrás, Thomas “The Hitman” Hearns nocauteou o bravo argentino Juan Domingo Roldán em Las Vegas e se transformou no primeiro boxeador a conquistar quatro cinturões em quatro diferentes categorias.

O primeiro veio em fevereiro de 1980, pelos meio-médios. Dois anos mais tarde, o americano de Memphis faturou o segundo cinturão, na categoria super meio-médio. Em março de 1987, Hearns venceu pelos meio-pesados.

O triunfo pelos médios aconteceu em 29 de outubro de 1987. Um embate renhido diante do resiliente e aguerrido Roldán. Mesmo nocauteado três vezes somente nos dois primeiros rounds, o argentino conseguiu levar o combate até o quarto, quando, enfim, sucumbiu.

“Ele realmente era ‘The Hammer’”, diria Hearns, tempos depois, relembrando o encontro com Roldán. “Eu pensei que batia forte, mas ele realmente me bateu duro!”, completou.

Verdade.

Segundos antes de botar o argentino de vez na lona, Hearns sentiu a pegada do “Martelo”. Roldán encaixou cruzado de esquerda e fez o campeão cambalear. E o ginásio delirar! Recomposto, Hearns tratou de encaixar uma sequência que deu fim ao ímpeto e raça do hermano de Córdoba.

“Thomas Hearns acaba de fazer História!”, exaltou o speaker na tevê, ao lado da lenda Marvin Hagler, que, aliás, subiu ao ringue para parabenizar o rival e amigo.

“Toma conta do meu cinturão até eu voltar, se eu voltar”, disse um sorridente “Marvelous”. “Esse é outro dos meus desejos, Marvin”, respondeu Hearns. A revanche nunca aconteceria.

O que aconteceria, na verdade, surpreendeu o mundo do boxe. Em sua primeira defesa, Hearns perderia o cinturão para Iran Barkley.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A luta:

Fontes e +MAIS:

– boxrec.com

– Wikipedia

– nytimes.com

– si.com

– boxingnewsonline.net

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.