Há 30 anos… dia 29 de outubro de 1987.
O primeiro “tetracampeão” da História da Nobre Arte.
Três décadas atrás, Thomas “The Hitman” Hearns nocauteou o bravo argentino Juan Domingo Roldán em Las Vegas e se transformou no primeiro boxeador a conquistar quatro cinturões em quatro diferentes categorias.
O primeiro veio em fevereiro de 1980, pelos meio-médios. Dois anos mais tarde, o americano de Memphis faturou o segundo cinturão, na categoria super meio-médio. Em março de 1987, Hearns venceu pelos meio-pesados.
O triunfo pelos médios aconteceu em 29 de outubro de 1987. Um embate renhido diante do resiliente e aguerrido Roldán. Mesmo nocauteado três vezes somente nos dois primeiros rounds, o argentino conseguiu levar o combate até o quarto, quando, enfim, sucumbiu.
“Ele realmente era ‘The Hammer’”, diria Hearns, tempos depois, relembrando o encontro com Roldán. “Eu pensei que batia forte, mas ele realmente me bateu duro!”, completou.
Verdade.
Segundos antes de botar o argentino de vez na lona, Hearns sentiu a pegada do “Martelo”. Roldán encaixou cruzado de esquerda e fez o campeão cambalear. E o ginásio delirar! Recomposto, Hearns tratou de encaixar uma sequência que deu fim ao ímpeto e raça do hermano de Córdoba.
“Thomas Hearns acaba de fazer História!”, exaltou o speaker na tevê, ao lado da lenda Marvin Hagler, que, aliás, subiu ao ringue para parabenizar o rival e amigo.
“Toma conta do meu cinturão até eu voltar, se eu voltar”, disse um sorridente “Marvelous”. “Esse é outro dos meus desejos, Marvin”, respondeu Hearns. A revanche nunca aconteceria.
O que aconteceria, na verdade, surpreendeu o mundo do boxe. Em sua primeira defesa, Hearns perderia o cinturão para Iran Barkley.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
A luta:
Fontes e +MAIS:
– si.com