Enterprise faz primeiro voo de teste nos EUA

Há 40 anos… dia 12 de agosto de 1977.

O projeto do Ônibus Espacial era a grande aposta da Nasa depois do Apollo, que, entre outras coisas, levara o homem à Lua.

Quarenta anos atrás, o primeiro modelo do Space Shuttle, o Enterprise – nome em homenagem ao eterno Jornada Nas Estrelas -, fez o primeiro teste, o primeiro voo livre.

Conta o Estadão de 13 de agosto de 1977:

“O Space Shuttle, também denominado ‘Táxi Espacial’, voou ontem pela primeira vez, desligando-se às 8 e 49 (12 e 49 de Brasília) do dorso de um Boeing 747 e pousando suavemente às 8 e 54 na Base de Edwards, onde a NASA iniciou os primeiros testes desses projetos em junho.”

Se os testes se iniciaram em junho daquele 1977, a ideia e a concepção do projeto geral do Ônibus Espacial, e do Enterprise, em particular, tinham começado cinco anos antes, em 1972. O principal foco do programa era colocar satélites e estações espaciais em órbita, já que as viagens seriam de curta duração.

Voltando à primeira missão de avaliação do Enterprise, um dado curioso. O piloto que comandou a nave em pouco mais de cinco minutos de voo nos céus da Califórnia foi Fred Haise, um dos sobreviventes da famigerada missão do Apollo-13.

A Nasa realizaria outros testes com a Enterprise. Porém, a espaçonave nunca partiria em uma missão de verdade, ao contrário de suas “sucessoras”, como a Endeavour e a Discovery, por exemplo.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O teste:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– Acervo Estadão

– space.com

– mentalfloss.com

– jsc.nasa.gov

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s