Atentado do ETA mata 21 em Barcelona

Há 30 anos… dia 19 de junho de 1987.

Atentado do ETA mata 21 em Barcelona

“Eu estava no açougue do Hipercor, servindo. Ouvi um barulho muito alto. O chão se abriu e do teto começou a cair água fervente. Minha memória mais vívida é do cheiro de carne queimada. O carro-bomba explodiu no nível inferior, um metro e meio de onde estava. A fumaça subia por uma fenda e, embora ferido, consegui sair”.

Roberto Manrique foi um dos que conseguiram escapar do terror perpetrado pelo ETA naquela tarde, em Barcelona. Não sem sequelas, é verdade. Mas com lucidez suficiente para relembrar detalhes da barbárie.

Vinte e uma pessoas não tiveram o mesmo destino. Sucumbiram ao mais sangrento atentado da história da organização separatista basca. Outras 45 saíram feridas.

Cinco minutos antes de detonar 30 quilos de explosivos e mais 100 litros de gasolina dentro de um Ford, o ETA (“Pátria Basca e Liberdade”) chegou a ligar para o diário catalão Avui, avisando sobre o atentado e já reivindicando autoria.

“Uma outra chamada tinha sido feita para o próprio supermercado, 45 minutos antes. No momento da explosão, a polícia realizava buscas, na tentativa de evitar o atentado, mas era impossível revistar as centenas de carros do estacionamento, além de outros locais onde a bomba poderia estar escondida”, reportou o Estadão, em edição de 20 de junho de 1987.

Estado e também a Folha repercutiram a firme e enérgica resposta do primeiro-ministro Felipe González, que coincidentemente estava no Brasil, em viagem oficial. “Creio que, frente ao terrorismo, é melhor agir que fazer grandes declarações”, disse González, definindo o ETA como “uma organização de criminosos que têm que ser erradicados da convivência social”.

Foi exatamente isso que, gradualmente, aconteceu. O ato em Barcelona foi uma espécie de gota d’água e, a partir da tragédia, houve grande mobilização para que o grupo se enfraquecesse e, por fim, acabasse.

O término real viria somente em 2011.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O atentado:

Reportagem da TV3, da Catalunha (em catalão):

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipedia (espanhol)

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– nytimes.com

– elpais.com

– lavanguardia.com

– 75aniversario.efe.com

– elperiodico.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s