Começa o Festival de Monterey

16 de junho de 1967

Da ideia até a realização, foram apenas sete semanas.

Uma conversa entre Paul McCartney, o produtor Lou Adler e o pessoal do Mamas and the Papas concebeu o maior festival de música de todos – ao menos para Kevin D. Greene, autor de ótimo artigo sobre o tema no New York Times (link abaixo).

Lou Adler e John Phillips (The Mamas & the Papas) tomaram a frente e, junto de Alan Parsier (produtor) e Derex Taylor (chefe de imprensa dos Beatles), tornaram o sonho real. Levantaram a grana, acharam o lugar, montaram a histórica line-up e até criaram trilha sonora, a solar e colorida “San Francisco”, de Scott McKenzie.

Pronto.

Em 16 de junho de 1967, Phillips apresentou o The Association para oficialmente abrir o Festival de Monterey. O happening-símbolo do “Verão do Amor”, o som para embalar o movimento contra a Guerra do Vietnã, o pontapé inicial para a última parte dos mágicos anos 1960.

Naquele primeiro dia, além do Association, outras seis atrações passaram pelo palco do Monterey County Fairgrounds, com destaque especial para Simon & Garfunkel e Eric Burdon no comando da segunda encarnação do Animals.

Burdon e banda hipnotizaram a galera com uma versão ainda mais psicodélica de “Paint It Black”, dos Stones, enquanto a dupla americana fechou a noite com uma sublime e mágica apresentação. Teve também o rock balada e de garagem de Johnny Rivers, que ofereceu hits como “Baby I Need Your Loving”, “Poor Side of Town” e “Secret Agent Man”.

Era só o começo…

O dia 17 seria marcado pelo seminal set de Otis Redding, muito bem escorado por Booker T. & The MG’s.

Mas essa história fica pra… amanhã!

Fique com a gente neste mini especial em celebração aos 50 anos de Monterey! E clica embaixo que tem muita coisa boa pra ler…

The Animals:

Simon & Garfunkel:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– seemonterey.com

– nytimes.com

– latimes.com

– library.rockhall.com

– sfgate.com

– variety.com

– thecalifornian.com

– celsobarbieri.co.uk

– rollingstone.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s