Espanha realiza eleições gerais depois de 40 anos

Há 40 anos… dia 15 de junho de 1977.

“A Espanha subterrânea e reprimida durante 40 anos emergiu, então, e não apenas nos comícios e nas siglas partidárias ou na volta dos muitos exilados políticos. Nos cinemas e teatros, nas livrarias e nos clubes noturnos – um pouco por toda a parte -, um país está se reencontrando consigo mesmo.”

No relato do então enviado especial Clóvis Rossi ao Estadão, o renascimento da democracia na Espanha. Há exatas quatro décadas, o país de Cervantes, Picasso e Lorca se via diante de um alvissareiro futuro, ainda com contas a prestar a um tétrico passado.

Um panorama estampado na capa da Time, alguns dias depois das históricas eleições gerais de 15 de junho. Em primeiro plano, Adolfo Suárez, reconfirmado no posto de comandante da nova democracia. Ao fundo, o rei Juan Carlos, artificie da transição, à frente do quadro do general Francisco Franco, responsável por mergulhar a Espanha em quase 40 anos de fascismo.

Com quase 80% de comparecimento da população (78,83%), o pleito teve dois grandes vencedores. Além da União de Centro Democrático de Suárez, que obteve 34,44% dos votos e 165 cadeiras no Parlamento, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de Felipe González angariou 118 postos, com substantivos 29,32%.

Mais do que tudo, venceu a democracia, como enalteceu a Time. Com alicerces firmes e consensos claros, a Espanha iniciava uma estrada promissora de sua História.

“Em 15 de junho de 1977, mais de dezoito milhões de espanhóis foram às urnas pela primeira vez desde as eleições para o Parlamento em fevereiro de 1936. O resultado das eleições fortaleceu a jovem democracia, delineou um sistema de partidos comparável a qualquer país europeu e, acima de tudo, facilitou ao novo Congresso iniciar um processo constituinte capaz de dotar o país de uma Constituição baseada no consenso”, relembra o tradicional jornal catalão La Vanguardia.

Cinco anos depois, em 1982, o PSOE chegaria ao poder.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

As eleições de 1977:

Horário eleitoral:

Fontes e +MAIS:

– Wikipédia

– Wikipedia (em espanhol)

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– lavanguardia.com

– eldiario.es

– elperiodico.com

– dn.pt

– operamundi.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s