O famoso discurso de Ronald Reagan em Berlim

Há 30 anos… dia 12 de junho de 1987.

Berlim Ocidental, Alemanha, 12 de junho de 1987, 750º aniversário da cidade.

Em frente ao Portão de Brandemburgo, diante do líder soviético Mikhail Gorbachev e de outros governantes locais, Ronald Reagan profere o mais famoso discurso de sua longa caminhada como presidente dos Estados Unidos.

No trecho mais conhecido, o republicano pede a derrubada do Muro, como uma metáfora do fim da Guerra Fria e do mundo bipolar.

Eis o fragmento:

Há um sinal que os soviéticos podem dar que seria inequívoco, que faria avançar dramaticamente a luta pela liberdade e pela paz. Secretário-geral Gorbachev, se você busca a paz, se você busca a prosperidade para a União Soviética e a Europa Oriental, se você busca a libertação: venha até este portão. Sr. Gorbachev, abra este portão. Sr. Gorbachev, derrube este muro!

Hoje histórico, o discurso não teve, à época, a ressonância que se imagina. Claro que todos os mais conhecidos veículos da imprensa internacional repercutiram as palavras de Reagan. Porém, não com o mesmo peso que ganhou ao longo dos anos, principalmente após a queda do Muro, em 1989.

No New York Times (link abaixo), por exemplo, uma tímida foto-legenda destacando o “pedido” do presidente ao secretário-geral da União Soviética. Por aqui, Folha e Estadão estavam mais preocupados como o novo plano econômico do governo Sarney – mais um! – do que com a visita de Reagan à capital germânica.

Os anos e, obviamente, o desaparecimento real da divisão que separava não somente Berlim ou a própria Alemanha, mas a Europa e o mundo, fizeram bem ao discurso. Perspicaz, Reagan acabou prenunciando a História.

Até hoje, existe controvérsia sobre o verdadeiro idealizador da frase (“Tear down this wall”).

Peter Robinson, escritor e um dos autores de discursos da Casa Branca na época, garante que pescou a frase de uma conversa que teve com Ingeborg Elz, ex-funcionária do Banco Mundial que viveu em Washington por muitos anos e depois se aposentou aos 60 anos para morar em Berlim Ocidental.

Segundo Robinson, ela disse a seguinte frase: “Se este homem, Gorbachev, é sério com o papo de Glasnost e Perestroika, pode provar isso se livrando desse muro” (“If this man Gorbachev is serious with his talk of Glasnost and Perestroika he can prove it by getting rid of this wall”).

Já Anthony Dolan, então chefe de Robinson, atribui a sentença diretamente a Ronald Reagan. Em artigo no Wall Street Journal em 2009, Dolan descreve com detalhes um encontro com o presidente no Salão Oval, anterior ao rascunho do escritor. Nessa conversa, segundo ele, Reagan soltou a famosa frase.

“Pai da criança” à parte, cá estamos, trinta anos depois, relembrando o famoso discurso.

Como se sabe, pouco menos de dois anos depois, a muralha ruiu.

E essa história não fica pra outro dia… Porque a historiadora Neta Mello já contou tudo aqui!

O célebre trecho, em vídeo da TV Estadão:

Discurso na íntegra (em inglês):

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

– reaganfoundation.org

– archives.gov

– nytimes.com

– elpais.com

– newsweek.com

– vanguardia.com.mx

– politico.com

– spiegel.de

– Livro Líderes e Discursos que Revolucionaram o Mundo – introdução de Simon Sebag Montefiore

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s