Primeira colônia britânica nas Américas é fundada

Há 410 anos… dia 14 de maio de 1607.

Em dezembro de 1606, a companhia de comércio Virginia Company of London traçou meta ambiciosa: fundar a primeira colônia britânica no Novo Mundo, a América.

Para atingir o objetivo, lançou ao mar uma expedição com três navios: Susan Constant, Godspeed e Discovery. Capitaneadas, respectivamente, por Christopher Newport, Bartholomew Gosnold e John Ratcliffe, as embarcações deixaram Blackwall, hoje parte de Londres, com 144 homens a bordo.

Exatos 121 dias e uma baixa depois, aportaram em Terra. Com ordens específicas da companhia, seguiram terra adentro em busca do ponto escolhido para a fundação da colônia. Para tanto, navegaram pelo Rio James até atingirem a região correta.

Em 14 de maio de 1607, mais de 160 dias depois de deixarem a Inglaterra, foi fundada Jamestown, nome em homenagem ao rei James I – a exemplo, aliás, do rio, claro.

A primeira colônia britânica em solo americano tinha localização estrategicamente privilegiada, já visando a defesa de futuros ataques de outros exploradores europeus na região, ou seja, espanhóis, holandeses e franceses.

Treze anos depois de Jamestown, nasceu Plymouth, no estado de Massachusetts, uma colônia fundada pelos pilgrims, que fugiam da Europa por causa da perseguição religiosa.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A chegada e a fundação de Jamestown:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– americaslibrary.gov

– britannica.com

– nps.gov

– noticias.uol.com.br

– historyisfun.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s