Vladimir Komarov é o primeiro a morrer em missão espacial

Há 50 anos… dia 24 de abril de 1967.

18.

Este é o número de astronautas que sucumbiram em missões espaciais.

Cinquenta anos atrás, coube a Vladimir Komarov o triste destino de inaugurar a tétrica estatística. O paraquedas da Soyuz I se enroscou com as engrenagens na reentrada. O cosmonauta soviético se chocou violenta e vertiginosamente sobre a Terra. Tinha 40 anos.

Uma tragédia ainda hoje envolta em mistério e controvérsia.

Primeiro homem no Espaço, o célebre Yuri Gagarin era o reserva de Komarov na empreitada. Aliás, qualquer que fosse o escolhido para o voo da Soyuz I, automaticamente se transformaria no primeiro a participar de duas missões no Espaço (Komarov subira lá em cima com a Voskhod 1, em outubro de 1964).

Recordes à parte, o fato é que Gagarin abriu o bico após a  trágica partida do amigo. Em entrevista ao jornal Komsomolskaya Pravda, disse que era preciso mais cuidado aos relatos dos astronautas em relação aos problemas de mecanismos da nave. “Ele nos mostrou o quão perigoso o caminho para o Espaço é. Seu voo e sua morte irão nos ensinar coragem”, declarou Gagarin.

Alguns dias depois, Gagarin e Alexei Leonov, outro cosmonauta envolvido na missão, criticaram o chefe do programa, Vasily Mishin, mencionando sua falta de envolvimento e desconhecimento dos detalhes da operação, além da pouca cooperação no trabalho direto com os astronautas. Pediram até para Mishin ser responsabilizado no relatório investigativo oficial sobre o incidente.

Pouco mais de quatro anos depois da morte de Vladimir Komarov, três outros cosmonautas soviéticos morreriam, também na Soyuz, já na missão de número 11.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

OBS.: Clica nos links abaixo, porque tem muita coisa interessante, como o relato dos diálogos entre Komarov e a base soviética, ambos cientes da catástrofe iminente.

Curta-metragem russo sobre a missão:

Funeral:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– seuhistory.com

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– spacesafetymagazine.com

– nasa.gov

– americaspace.com

– russianspaceweb.com

– npr.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s