Há 25 anos… dia 17 de dezembro de 1991.
A maior vitória da História da Liga Americana de Basquete, a NBA, é do time de LeBron James.
Duas décadas e meia atrás, quando o grande ídolo da franquia era apenas um menino de quase 7 anos de idade, o Cleveland Cavaliers impôs um verdadeiro massacre em cima do Miami Heat – coincidentemente, a outra equipe na qual LeBron brilharia, no futuro.
Em partida da temporada regular de 1991-1992 no Richfield Coliseum, em Ohio, os anfitriões impuseram diferença de 68 pontos diante de quase 11 mil pessoas.
Placar final: 148 a 80.
Mark Price e John Battle, com 18 pontos cada um, foram os cestinhas dos Cavs e do duelo, seguidos pelos companheiros Henry James e Brad Daugherty, que anotaram 17 cada. Pelo Miami, Steve Smith se destacou, com 15 pontos.
“A margem de 68 pontos pulverizou a marca de 63 estabelecida em 19 de março de 1972, quando o Los Angeles Lakers venceu o Golden State Warriors por 162-99. No início desta temporada, o Golden State chegou perto, batendo o Sacramento por 153-91, em 2 de novembro”, reportou o New York Times.
Danny Ferry, do time da casa, se espantou com a marca histórica. “Ao sair da quadra, realmente me surpreendeu quando eles anunciaram”, disse.
Já Glen Rice sintetizou o sentimento do Heat: “Eu não sei o que jogamos, mas não foi basquete”.
Em fevereiro de 1998, o Indiana Pacers colocaria 65 pontos de vantagem sobre o Portland Trail Blazers.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Fontes e +MAIS: