Há 50 anos… dia 10 de outubro de 1966.
90 horas de estúdio.
70 horas de gravação.
12 músicos envolvidos.
4 estúdios.
216 dias de trabalho.
50 a 75 mil dólares gastos (360 a 550 mil dólares nos dias de hoje).
1 gênio no comando.
Seria mais ou menos assim o infográfico de “Good Vibrations”, que completa 50 anos de lançamento neste 10 de outubro.
Os números escancaram a obsessão do pai da criança, o tal “gênio no comando”. Perfeccionismo tal que descambaria para a loucura, infelizmente.
Mas, como foi dito no post sobre Pet Sounds, “ainda bem que um caminho com retorno”. E Brian Wilson está aí para celebrar, também, a sua “Good Vibrations”.
Uma história de 7 meses e 4 dias durante o emblemático ano de 1966.
Teve início na madrugada de 17 de fevereiro, quando o primeiro take da melodia foi gravado, no Gold Star Recorders, em Los Angeles. Uma sessão que ganhou selo do Pet Sounds, pois o álbum estava em processo de finalização à época. A faixa foi intitulada “#1 Untitled” ou “Good, Good, Good Vibrations”.
O fim da jornada se deu em 21 de setembro, quando ocorreu a última sessão de registro dos vocais principais de Brian – além dos backing vocals de Mike e Carl -, e foi finalizado o overdub do theremin elétrico de Paul Tanner. Tudo isso nos estúdios da Columbia, também em LA.
“Eu me lembro de dizer: ‘Oh, meu Deus. Senta, relaxa e escuta isso aí!”, revelaria Brian, em entrevista de 1976, rememorando o ponto final da epopeia de concepção de “Good Vibrations”.
Caminhada instantaneamente recompensada.
Ao contrário de Pet Sounds, alfinetado pela crítica especializada na época e só reconhecido tardiamente, o compacto chegou ao topo rapidamente (em dezembro), foi louvado por (quase) todo mundo e vendeu pra caramba (nos EUA, 230 mil cópias em apenas 4 dias; no Reino Unido, 50 mil unidades em 15 dias!).
“’Good Vibrations’ agora está melhor do que antes. Foi número 1 em 1966, e agora ganha ovações de pé cada vez que tocamos ao vivo. É incrível pra mim”, disse Brian Wilson, em 2004, à época da turnê de Smile, o álbum que ele abandonou em 1967, por conta do colapso psíquico e intelectual.
Trabalho que os Beach Boys lançariam mesmo sem seu gênio no comando.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Vídeo oficial de “Good Vibrations”:
No vinil!:
Making of, parte do documentário sobre o Wrecking Crew:
Brian Wilson & Carol Kaye:
Fontes e +MAIS:
– npr.org