Há 165 anos… dia 22 de agosto de 1851.
(America, retratado por Fitz Henry Lane)
A mais antiga competição internacional do esporte.
Essa é a America’s Cup, nobre disputa do iatismo, que conheceu seu primeiro campeão há exatos 165 anos. O nome do troféu, aliás, é uma homenagem ao vencedor inaugural, o America, barco do Iate Clube de Nova York.
Em contenda realizada na Ilha de Wight – com a ilustríssima presença da Rainha Vitória -, a escuna liderada pelo Capitão William H. Brown bateu outras 15 embarcações do Reino Unido, tirando o título das mãos do Aurora, representante que detinha a taça.
Reza a lenda que a Rainha, acompanhando atentamente a regata de 53 milhas náuticas (ou 98 km) direto de seu iate posicionado na linha de chegada, perguntou quem estava em segundo lugar, já que o America impusera diferença de assombrosos 8 minutos ao rival mais próximo.
“Oh, Vossa Majestade, não há segundo colocado”, teria dito a dama de companhia. Ao final, o barco americano colocou 22 minutos sobre o Aurora!
Posteriormente, precisamente em 1857, o troféu conquistado pelo America foi doado ao New York Yatch Club, como uma mensagem de promoção da disputa esportiva amistosa entre as nações.
Como diz texto da CBS, a vitória americana representou o triunfo do Novo Mundo sobre o Velho e iniciou uma tradição que segue até os dias de hoje. A America’s Cup é o suprassumo do iatismo internacional.
A primeira disputa já com o nome de America’s Cup aconteceria somente em agosto de 1870, quando a escuna Magic levou a melhor.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Mini documentário sobre a primeira edição da America’s Cup:
Fontes e +MAIS: