Lunar Orbiter 1 tira a primeira foto da Terra a partir da Lua

Há 50 anos… dia 23 de agosto de 1966.

Lunar Orbiter 1 tira a primeira foto da Terra a partir da Lua

A primeira imagem de Casa.

Cinco décadas atrás, precisamente às 16h35min GMT (13h35min de Brasília), a sonda espacial Lunar Orbiter 1 fotografou a Terra a partir da Lua. O registrou foi recebido pela estação de rastreamento da NASA em Robledo de Chavela, próximo de Madri, na Espanha.

O planeta Terra pôde, enfim, se “olhar no espelho” por inteiro. Antes, somente imagens de partes do globo terrestre tinham sido tiradas, tanto por foguetes, nos anos 1940, quanto por satélites, nas décadas de 1950 e 1960.

A missão da Lunar Orbiter foi a primeira de cinco jornadas programadas pela agência espacial americana para estudar a Lua, a primeira a realizar a órbita lunar. Um ensaio com vistas para as missões Surveyor e, principalmente, Apollo.

“No verão de 1966, os Beatles realizavam a série final de shows da carreira, o Baltimore Orioles estava a caminho da primeira conquista da World Series, a Organização Nacional para as Mulheres foi fundada, e os Estados Unidos se preparavam para enviar os primeiros seres humanos para a Lua. Mas antes que a NASA pudesse enviar astronautas para o nosso vizinho lunar, precisava encontrar um lugar seguro para pousar. Assim, desde 1966-67, o programa Lunar Orbiter despachou sondas de reconhecimento não tripulados para a órbita da Lua”, escreve o space.com (link abaixo).

A sonda foi lançada no dia 10 de agosto. Nos primeiros dias, 1 teve alguns problemas, como uma pequena falha de sistema e um superaquecimento. Com os problemas resolvidos, entrou em órbita cerca de 92 horas depois.

Além da linda imagem que ilustra o post, a Lunar Orbiter 1 tirou outras 42 em alta resolução e mais 187 em média. Em 2008, a agência americana realizou, em parceria com outras empresas digitais, um trabalho de restauro das primeiras imagens da Terra. O resultado pode ser visto na segunda foto, acima!

A missão da Orbiter 1 foi encerrada em 29 de outubro de 1966, pois, na sequência, a NASA já enviou a Orbiter 2 em direção ao satélite da Terra, com diferentes objetivos.

Em 1968, quando da primeira vez em que o homem entrou na órbita lunar, outras lindas fotografias foram tiradas. Essa história já está contada aqui no efemérides. Espia ali nos posts relacionados!

Em julho de 1969, Neil Armstrong daria o famoso “pequeno passo” na superfície da Lua.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A primeira foto da Terra direto da Lua:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– nasa.gov

– space.com

– moonviews.com

– earthsky.org

– seuhistory.com

– exameinformatica.sapo.pt

– popscience.com.br

– msn.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s