Magic Johnson se torna o recordista de assistências da NBA

Há 25 anos… dia 15 de abril de 1991.

Magic Johnson se torna o recordista de assistências da NBA

Em semana particularmente emocionante aos amantes do melhor basquete do mundo e, mais especificamente, aos fãs do Los Angeles Lakers, o efemérides traz outro fato especial, com outra lenda da equipe amarela e roxa de protagonista.

Há exatos 25 anos, Magic Johnson se tornou o recordista de assistências da Liga Americana de Basquete. Os 19 passes na vitória dos Lakers sobre o Dallas Mavericks (112-106) foram mais do que suficientes para o eterno camisa 32 superar Oscar Robertson.

Naquela noite, no The Forum, ele computou um total de 9.898 assistências, pulverizando a marca de 9.887 do ex-jogador do Cincinnati Royals e Milwaukee Bucks. Com 37 minutos em quadra, Magic ainda anotou 7 pontos, pegou 9 rebotes e roubou 3 bolas.

Relatou o New York Times, na edição de 16 de abril:

“Johnson igualou o recorde com 6 minutos e 46 segundos restantes no segundo quarto, oferecendo lindo passe de infiltração para bandeja de James Worthy. Ele chegou à marca na nona assistência, a 5:44 do fim do período, dando passe para Terry Teagle, que saltou a partir da linha de base, à direita.

O jogo foi interrompido, e Johnson recebeu uma ovação de pé da plateia enlouquecida de 17.505 no Forum, e abraços de seus companheiros de equipe.

‘Eu gostaria de, em primeiro lugar, agradecer a todos os meus antigos colegas de equipe, de Kareem até Jamaal, Coop, Norm’, disse Johnson. ‘Sem eles colocarem a bola na cesta, não haveria nenhum recorde hoje aqui’.

Generosidade, senso coletivo, modéstia. Qualidades de um gênio, que levou os Lakers a 5 títulos nos anos 1980, e por 3 vezes foi MVP das finais. Sem dúvida, um dos maiores jogadores que já passaram por uma quadra de basquete.

Nesta semana, Magic Johnson mostrou mais uma vez sua grandeza e humildade, ao ser uma espécie de apresentador da despedida de Kobe Bryant e ainda publicar uma carta ao craque que se aposenta do basquete. Mitos.

O recorde de assistências sobreviveu até 1995, quando John Stockton o superou.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O recorde de Magic Johnson:

Fontes e +MAIS:

– lakersnation.com

– basketball-reference.com

– nytimes.com

– nba.com

Wikipedia

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.