“Frank Sinatra Has a Cold”, de Gay Talese, é publicada na Esquire

Há 50 anos… dia 10 de abril de 1966.*

(Clique na foto para ampliar!)

“Sinatra was ill. He was the victim of an ailment so common that most people would consider it trivial. But when it gets to Sinatra it can plunge him into a state of anguish, deep depression, panic, even rage. Frank Sinatra had a cold.”

“Sinatra estava doente. Padecia de uma doença tão comum que a maioria das pessoas a considera banal. Mas quando acontece com Sinatra, ela o mergulha num estado de angústia, de profunda depressão, pânico e até fúria. Frank Sinatra está resfriado.”

Cinco décadas atrás, Gay Talese deu à luz o “new journalism” – o “jornalismo literário”. Uma peça de 55 páginas publicada na edição de abril de 1966 da revista Esquire, sob o título “Frank Sinatra Has a Cold”, alçava o jornalismo ao status de literatura, quase ficção – algo que o próprio autor rechaça (vide prefácio do livro Fama & Anonimato).

Hoje, cinquenta anos depois, a reportagem segue debatida, estudada, exaltada, principalmente nas faculdades de jornalismo.

Na verdade, o extenso perfil do The Voice não é o marco do estilo. Para Tom Wolfe, escritor, entusiasta e um dos grandes nomes do “new journalism”, “Joe Louis at Fifty”, do próprio Talese e também publicada na Esquire, mas em 1962, pode ser considerado o início do gênero.

Marcos à parte, falemos de “Frank Sinatra Has a Cold”.

Em 1965, Gay Talese assinou contrato de 1 ano com a publicação, com a missão de escrever 6 histórias. De cara, o editor Harold Hayes lhe incumbiu da mais difícil: entrevistar Frank Sinatra, algo que a revista tentava há anos, sem sucesso.

Tarefa delicada até para um repórter experiente, com 10 anos de bagagem de New York Times. Tanto que, em um primeiro momento, Talese torceu o nariz e disse que não faria. A muito custo e muito verbo, Hayes o convenceu.

Tudo acertado com o assessor de Sinatra e lá foi Talese para Los Angeles, à caça de Ol’ Blue Eyes. O cantor vivia momento especial: estava às portas dos 50 anos, com agenda abarrotada de especiais de TV, disco, filme…

Ao chegar em L.A., Talese se depara com um Sinatra arredio. E irredutível: não iria falar! Mais do que os inúmeros compromissos, os boatos de que o especial da CBS revelaria supostas relações com a máfia estavam deixando The Voice atormentado. Pior ainda: ele estava resfriado.

“Sinatra resfriado é Picasso sem tinta, Ferrari sem combustível – só que pior. Porque um resfriado comum despoja Sinatra de uma joia que não dá para pôr no seguro – a sua voz -, minando as bases de sua confiança, e afeta não apenas seu estado psicológico, mas parece também provocar uma espécie de contaminação psicossomática que alcança dezenas de pessoas que trabalham para ele, bebem com ele, gostam dele, pessoas cujo bem-estar e estabilidade dependem dele. Um Sinatra resfriado pode, em pequena escala, emitir vibrações que interferem na indústria do entretenimento e mais além, da mesma forma que a súbita doença de um presidente dos Estados Unidos pode abalar a economia do país.”

O trecho acima é o mais famoso de uma reportagem que gastou 3 meses e 5 mil dólares. Talese falou com todo mundo na órbita de Sinatra – menos com o próprio! -, produziu 200 páginas de anotações em mais de 100 entrevistas e saiu-se com a reportagem de uma carreira, o texto de uma vida.

Tanto que está aqui no efemérides hoje.

Este escriba e jornalista recomenda somente uma coisa: leia. No segundo link abaixo, esquire.com, tem a versão em inglês. E você encontra a reportagem em português no ótimo Fama & Anonimato, que ainda traz outros saborosos e extraordinários textos deste ótimo escritor chamado Gay Talese.

Viva o jornalismo.

* A peça de Gay Talese foi publicada na Esquire de abril de 1966. O blog escolheu o dia 10 para relembrar o cinquentenário da matéria, mas não encontrou a data exata de circulação daquela edição. Prefere correr o risco de homenagear Talese e o jornalismo a não fazê-lo. All or nothing at all…

Gay Talese fala sobre a matéria, em entrevista de 2015:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

– esquire.com (a reportagem!)

– esquire.com

– crowddna.com

– telegraph.co.uk

– cultura.estadao.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.