Há 10 anos… dia 8 de abril de 2006.
Uma década antes da Cuba de Fidel, a China de Mao.
Em 8 de abril de 2006, Mick, Keith, Ronnie e Charlie aterrissaram sua Big Bang Tour na ainda fechada nação asiática.
Tão fechada que “tisorou” 5 músicas do setlist stoniano! Consideradas “sugestivas demais”, “Brown Sugar”, “Honky Tonk Women”, “Beast of Burden”, “Let’s Spend the Night Together” e “Rough Justice” foram vetadas pelas autoridades chinesas.
“Fico feliz pelo Ministério da Cultura proteger a moral dos banqueiros expatriados e de suas namoradas”, ironizou o sempre cool Sir Jagger, garantindo não estar preocupado com a proibição. “Felizmente, nós temos mais 400 músicas pra tocar, então, sem crise”, brincou.
Keith e seu inconfundível riff em “Start Me Up” deram o pontapé inicial no show, que contou com os grandes sucessos – “Sympathy For the Devil”, “It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It)”, “Jumpin’ Jack Flash” – e mais canções de A Bigger Bang (2005), como “Oh No, Not You Again”.
O roqueiro local Cui Jian se juntou aos britânicos em “Wild Horses”. Ao contrário de grande parte da população, que pouco se empolgou com a presença dos Stones no país, Jiu estava no céu.
“É um grande momento na minha vida, eu nunca vou esquecer”, disse o emocionado compositor, que ganhou notoriedade na China pelas músicas e hinos à época dos protestos estudantis da Praça da Paz Celestial, em 1989.
A histórica performance ainda teve Mick arriscando palavras em chinês e o superbis, com “You Can’t Always Get What You Want” e , claro, “Satisfaction”.
As pedras voltariam a rolar em solo chinês em 2014. Novamente, com censura…
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“Start Me Up”:
Fontes e +MAIS: