Há 185 anos… dia 7 de abril de 1831.
Exatos 3.375 dias após o famoso “Dia do Fico”, o “Dia do Fui”…
Cento e oitenta e cinco anos atrás, Dom Pedro I abdicava do trono e encerrava o primeiro governo constitucional do Brasil. Um ciclo iniciado em 9 de janeiro de 1822, quando ele, contrariando as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam o retorno a Lisboa, disse “ao povo que fico”. Ciclo oficializado em 7 de setembro daquele ano, com a Independência.
“Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcantara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro.”
Eis o singelo bilhete de despedida de D. Pedro I, em um encerramento melancólico do Primeiro Reinado.
Um fim que se deu, majoritariamente, por quatro motivos, como bem pontua o escritor Laurentino Gomes, em seu blog (link abaixo): escândalos na vida privada do imperador; a inabilidade política para governar tanto com brasileiros quanto com portugueses (atingindo o ápice na fatídica “Noite das Garrafadas”, em março de 1831); a longa Guerra da Cisplatina, em que o Brasil saiu derrotado, em 1828; e, por fim, a permanente insegurança política e institucional do império, fruto da própria personalidade irascível de D. Pedro.
“No dia 7 de abril de 1831, faltava pouco para o sol nascer quando o imperador deixou o palácio em roupas civis – um fraque marrom e chapéu redondo. Na ausência da guarda de honra, dois diplomatas, representantes da Inglaterra e da França, o acompanharam até a fragata Warspites, onde permaneceu nos seis dias seguintes, antes de partir para a Europa, onde o aguardava uma épica guerra contra o irmão, Dom Miguel, pelo trono de Portugal”, descreve Laurentino Gomes.
Com a partida de D. Pedro I para Portugal, o Brasil viu-se comandante. Ou melhor: o trono ficou com um menino de apenas 5 anos! Com isso, iniciou-se o conturbado período regencial.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Eduardo Bueno e a abdicação de Dom Pedro I:
Animação sobre a abdicação de Dom Pedro I:
Fontes e +MAIS: