Dom Pedro I abdica do trono

Há 185 anos… dia 7 de abril de 1831.

Dom Pedro I abdica do trono

Exatos 3.375 dias após o famoso “Dia do Fico”, o “Dia do Fui”…

Cento e oitenta e cinco anos atrás, Dom Pedro I abdicava do trono e encerrava o primeiro governo constitucional do Brasil. Um ciclo iniciado em 9 de janeiro de 1822, quando ele, contrariando as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam o retorno a Lisboa, disse “ao povo que fico”. Ciclo oficializado em 7 de setembro daquele ano, com a Independência.

“Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcantara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro.”

Eis o singelo bilhete de despedida de D. Pedro I, em um encerramento melancólico do Primeiro Reinado.

Um fim que se deu, majoritariamente, por quatro motivos, como bem pontua o escritor Laurentino Gomes, em seu blog (link abaixo): escândalos na vida privada do imperador; a inabilidade política para governar tanto com brasileiros quanto com portugueses (atingindo o ápice na fatídica “Noite das Garrafadas”, em março de 1831); a longa Guerra da Cisplatina, em que o Brasil saiu derrotado, em 1828; e, por fim, a permanente insegurança política e institucional do império, fruto da própria personalidade irascível de D. Pedro.

“No dia 7 de abril de 1831, faltava pouco para o sol nascer quando o imperador deixou o palácio em roupas civis – um fraque marrom e chapéu redondo. Na ausência da guarda de honra, dois diplomatas, representantes da Inglaterra e da França, o acompanharam até a fragata Warspites, onde permaneceu nos seis dias seguintes, antes de partir para a Europa, onde o aguardava uma épica guerra contra o irmão, Dom Miguel, pelo trono de Portugal”, descreve Laurentino Gomes.

Com a partida de D. Pedro I para Portugal, o Brasil viu-se comandante. Ou melhor: o trono ficou com um menino de apenas 5 anos! Com isso, iniciou-se o conturbado período regencial.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Eduardo Bueno e a abdicação de Dom Pedro I:

Animação sobre a abdicação de Dom Pedro I: 

Fontes e +MAIS:

Wikipédia

– laurentinogomes.com.br

– revistadehistoria.com.br

– mundoeducacao.bol.uol.com.br

– brasilescola.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.