Começa a primeira Olimpíada da Era Moderna

Há 120 anos… dia 6 de abril de 1896.

Começa a primeira Olimpíada da Era Moderna

(Teve Doodle no Google…)

O calendário Juliano, então usado na Grécia, datava 25 de março. O Gregoriano, 6 de abril. Era domingo de Páscoa.

Diante de estimadas 80 mil pessoas no reformado estádio Panathinaiko, incluindo a esposa, Olga, e os filhos, o Rei Jorge proferiu frase meio improvisada, que se tornaria padrão aos chefes de estado ao longo da história olímpica:

“Eu declaro a abertura dos primeiros Jogos Olímpicos internacionais em Atenas. Viva a nação. Viva o povo grego”.

E assim a primeira Olimpíada da Era Moderna começou na capital grega. Era um retorno ao lugar onde tudo havia começado, lá no século 8 a.C., e que teve história interrompida no ano 392, pelo imperador cristão Teodósio I – por causa da manifestação de paganismo.

O renascimento dos Jogos foi possível graças a uma conjunção de fatores, mas, principalmente, por iniciativa e liderança de um homem: o francês Pierre de Frédy, mais conhecido como o famoso Barão de Coubertin.

Foi ele quem esteve na pequena cidade de Wenlock, em Shropshire, na Inglaterra, em 1890. Por lá, um festival esportivo e recreativo inspirado nos Jogos da Antiguidade acontecia desde 1850. Os Jogos Olímpicos de Wenlock foram idealizados por um médico local chamado William Penny Brookes e existem até hoje.

Fascinado com o que testemunhara, Coubertin teve a ideia de realizar algo nos mesmos moldes, só que maior. Em junho de 1894, apresentou a ideia em um congresso de educação e pedagogia na Sorbonne, na França.

Então, alguns gregos presentes se entusiasmaram com a ideia e disseram que o país poderia sediar os primeiros jogos da Era Moderna. Ali, nasceu também o embrião do Comitê Olímpico Internacional, o COI. Ademais, alguns aristocratas e milionários gregos entraram na jogada e, assim, foi possível viabilizar custos e organização da Olimpíada de Atenas.

Em 6 de abril de 1896, foram abertos os Jogos. Ao todo, 241 atletas (todos homens!) participaram, de 14 países diferentes, em 43 provas de 9 modalidades – atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, levantamento de peso, luta, natação, tênis e tiro.

Os Estados Unidos se sagraram os grandes vencedores, com 20 medalhas no total (11 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze), seguidos da Grécia – 46 no total (10, 17 e 19).

Cento e oito anos depois, Atenas seria, mais uma vez, o palco da grande festa do esporte, que este ano chega pela primeira vez à América do Sul e ao Brasil.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens da Olimpíada de 1896:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– olympic.org

– independent.co.uk

– metro.co.uk

– history.com

– veja.abril.com.br

– olimpiadas.uol.com.br

– dw.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.