Há 45 anos… dia 5 de março de 1971.
Belfast, início da década de 1970, auge do período conhecido como The Troubles, o complexo conflito que machucou a Irlanda do Norte até as portas dos anos 2000.
Foi ali, na turbulenta capital, que o Led Zeppelin quis apresentar ao mundo o que se tornaria seu hino maior, sua obra-prima.
Em momento duro e triste, e onde tiroteios, bombas, passeatas, protestos e brigas de facções faziam parte do cotidiano, Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham generosamente ofereceram a sua escadaria ao Paraíso a uma plateia sedenta por alegria e paz. Simbólico.
Foi no Ulster Hall de Belfast a primeira apresentação de “Stairway to Heaven”, certamente a maior música do quarteto britânico, possivelmente o maior rock já fabricado na Terra. Há exatos 45 anos, precisamente 3 meses após a gravação, a canção de 8:03 foi executada pela primeira vez ao vivo.
Uma lufada de liberdade e felicidade em meio ao caos e a tristeza.
Coisas que só o rock and roll pode proporcionar.
“A música do Zeppelin serviu para criar uma atmosfera unida entre os fãs, e naquela noite ela abafou o som de tiros e tumultos a apenas algumas ruas de distância”, descreve, com sensibilidade e beleza, o site culturenorthernireland.org.
A estreia da música teve reações mistas da plateia irlandesa. O início lento e completamente diferente de tudo o que o Led tinha feito até ali provocou certa impaciência e sono. Algo esperado em uma massa cheia de hormônios e expectativas. Ao final, os aplausos extasiados deram a certeza de que todos estavam, definitivamente, rumo ao Paraíso.
Em novembro daquele ano, o Led lançaria o quarto álbum – IV -, com “Stairway to Heaven” e mais três faixas também estreantes em Belfast: “Going to California”, “Black Dog” e “Rock and Roll”.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“Stairway to Heaven” no Ulster Hall:
Fontes e +MAIS:
Led Zep Let Pelin