Último preso político é anistiado no Brasil

Há 35 anos… dia 8 de outubro de 1980.

Último preso político é anistiado no Brasil

“Passear um pouco, arejar, tomar um banho de mar e, dentro do mais rápido prazo possível, uma reintegração ao trabalho e ao estudo, e tocar a vida pra frente” – estes são os projetos anunciados ontem em Fortaleza por José Sales de Oliveira, visivelmente emocionado, momentos antes de obter o livramento condicional e deixar de ser o último preso condenado por delito político no País.

Assim começava a matéria da página 8 da Folha, na edição de 9 de outubro de 1980, relatando a liberdade condicional do último preso político do Brasil, José Sales de Oliveira. Quase nove anos antes, exatamente em 31 de dezembro de 1971, ele fora preso na capital cearense.

Então, acabou condenado pela Justiça Militar do Ceará e do Recife a prisão perpétua e mais 84 anos, por crime contra a segurança nacional. Com a Anistia, a pena foi reduzida para 16 anos, 8 meses e 16 dias. Com a metade já cumprida, Oliveira deixou o cárcere, aos 38 anos de idade.

Liberdade bem condicional, aliás, já que havia limitações para ele, como, por exemplo, proibição a “participar de manifestações públicas de caráter político ou ideológico”. Logo, quando questionado sobre política, Oliveira teve de se manter calado.

É. Os resquícios da ditadura militar sobreviveram e ainda sobrevivem nessa “nossa pátria-mãe tão distraída”. Aliás, segundo consta,  ainda restaram algumas pessoas cumprindo penas impostas pelo regime de exceção mesmo cinco anos após a promulgação da Lei da Anistia (1979).

E tem gente que quer a volta dos militares…

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

Acervo Estadão

Acervo Folha

books.google.com.br

– opovo.com.br

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.