Mario Vargas Llosa leva Nobel de Literatura

Há 5 anos… dia 7 de outubro de 2010.

Mario Vargas Llosa leva Nobel de Literatura

Nesta quinta, 8, será conhecido o vencedor do Nobel de Literatura de 2015. Pelas previsões e apostas, o ganhador sairá de um grupo que tem a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich como favorita, com o japonês Haruki Murakami e o queniano Ngugi Wa Thiong’o em seguida.

Logo, é (quase) certo afirmar que o último latino-americano agraciado com a honra foi o peruano Mario Vargas Llosa. Há exatamente 5 anos, o autor de “Pantaleão e as Visitadoras” foi anunciado como o vencedor do Nobel de Literatura.

“O Prêmio Nobel de Literatura de 2010 vai para o autor peruano Mario Vargas Llosa, por sua cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo”, divulgou Peter Englund, presidente do júri de Literatura do Nobel, para suspiros positivos de parte da massa de repórteres que esperavam pela notícia.

O peruano estava em Nova York e não acreditou quando recebeu a novidade. Pensou que era trote e achou que não estava nem entre os candidatos. “Vou me olhar no espelho e ficar vermelho”, revelou, à rádio peruana RPP, quando leram o comunicado do júri sobre os motivos da escolha.

Nascido em Arequipa, em 28 de março de 1936, Jorge Mario Pedro Vargas Llosa tem formação em direito e letras. Iniciou a carreira de escritor em 1959, com “Os Chefes”. Até hoje, foram mais de 30 ficções, além de ensaios, artigos e peças de teatro. Em 1990, chegou a concorrer à presidência da República, mas saiu derrotado por Alberto Fujimori.

O escritor peruano se tornou o sexto latino-americano a vencer o Nobel de Literatura. Antes dele, vieram a chilena Gabriela Mistral (1945), o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1967), o chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel García Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990).

Até hoje, José Saramago é o único escritor de língua portuguesa a vencer.

Mas essa história fica pra outro dia… Ops! Peraí, a Neta Mello já contou aqui no efemérides! Dá uma olhada!

O anúncio do prêmio:

Fontes:

Acervo Estadão

g1.globo.com

entretenimento.uol.com.br

nobelprize.org

elcomercio.pe

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.