Há 30 anos… dia 6 de outubro de 1985.
Grande Prêmio da Europa, Brands Hatch, Inglaterra, 6 de outubro de 1985.
Naquele dia, Alain Prost não esteve entre os três primeiros, como sugere a foto.
Foi Nigel Mansell o vencedor. Enfim, a sua primeira vitória na Fórmula 1. O sorriso aberto do bigodudo diz tudo!
Senna, ao fundo, fora o pole position, em uma de suas memoráveis performances em treinos classificatórios, e acabou na segunda posição. Keke Rosberg, o finlandês, completou o pódio.
Mas Alain Prost tinha de estar ali, na festa da champanhe.
Após dois vice-campeonatos seguidos, o seu dia havia chegado. Com o quarto lugar em Brands Hatch, o baixinho da McLaren conquistava o primeiro de quatro títulos na F1, o primeiro da França na História da categoria. Um triunfo com boa dose de emoção.
A temporada de 1985 se polarizou entre ele e o italiano Michelle Alboreto, da Ferrari. Em 4 de agosto, Alboreto assumiu a ponta da classificação, ao vencer o GP da Alemanha, em Nurburgring, a nona etapa do ano. Mas havia ainda 7 etapas. Uma péssima maré fez Alboreto e a Ferrari afundarem, enquanto Prost tomava a frente.
Quando chegou o GP da Europa, o antepenúltimo de 1985, o francês precisava apenas de alguns pontos para confirmar o título. Nos treinos, nem o sexto tempo desanimou Prost, já que o adversário da Ferrari ficou apenas em 15º do grid.
O mau início, quando caiu para 14º, também não chegou a assustar o piloto da McLaren, pois Alboreto nem sequer conseguiu desenvolver uma boa corrida. Parou para trocar um pneu furado na 11ª volta e, dois giros depois, abandonou, com o estouro do turbo da escuderia italiana. Pronto: Prost precisava somente de alguns pontos para levantar a taça.
Em 10 voltas, o francês subiu oito posições, caiu alguns postos nas seguintes, mas conquistou mais casas para se firmar em 4º lugar, com volta mais rápida atrás de volta mais rápida. Depois, bem a seu modo, preservou-se para levar os 3 pontinhos que lhe garantiram o primeiro título de sua carreira na Fórmula 1.
O bicampeonato viria já no ano seguinte, dessa vez pela Williams.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O GP da Europa de 1985:
Fontes:
Um comentário sobre “Alain Prost conquista seu 1º título na F1”