23 de junho de 1915
“O arquiteto é responsável pela organização da sociedade”.
João Batista Vilanova Artigas fez muito mais do que organizar a sociedade. Pensou, debateu e transformou realidades. Vislumbrou, projetou e sonhou horizontes. Militou, lutou e brigou por ideais. Transitou, percorreu e atravessou caminhos.
Um humanista pleno. Aberto como seus desenhos. Livre como seus traços.
Neste 23 de junho, o curitibano de nascença e paulistano de existência completa 100 anos. Hoje, com toda a justiça, o Brasil presta deferência e homenagem, e reverencia um de seus grandes arquitetos. Dos maiores.
Documentário, exposição, livros, encontros e debates relembram o legado de Artigas. Muito além do estádio do Morumbi, do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP ou do Edifício Louveira, construções da capital paulista com sua marca e seus traços.
“Vilanova Artigas: O arquiteto e a Luz” puxa a celebração do centenário. Idealizado por Laura Artigas, neta de João, dirigido em parceria com Pedro Gorski, terá exibição em 6 capitais, distribuição extraordinária em se tratando de um doc e de Brasil.
“O quê mais impressiona, além da militância em todas as esferas, é que ele navegou pelas diversas áreas e expandiu o significado de cultura. Não foi só arquitetura. Foi um multimídia, um multidisciplinar, bem antes de existirem essas definições, como bem disse, certa vez, a Laura”, lembra Gorski, satisfeito e entusiasmado com o resultado do mergulho de 4 anos na vida de Artigas.
A partir do longa-metragem, surgiu a ideia da exposição e de outros eventos. No fim, todos os tributos terão o selo do Itaú Cultural, o quê, aliás, explica a boa distribuição do filme (será exibido nas salas de cinema com a marca do banco).
“Ocupação Vilanova Artigas” será uma grande homenagem para debater a obra do arquiteto, professor e militante político. Além da exposição de desenhos, plantas e manuscritos de Artigas, serão realizados debates e encontros com amigos e entusiastas do trabalho do arquiteto. Nomes como o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o músico Jorge Mautner.
Haverá ainda o lançamento de dois livros dentro da “Ocupação”: Vilanova Artigas, de Rosa e Marco Artigas, filha e neto de João, e o infantil A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz.
Homenagens mais do que justas ao centenário João Batista Vilanova Artigas.
Trailer do documentário “Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz”:
Fontes e +MAIS: